Como operacionalizar a estratégia de um negócio? Uma proposta de aplicação do fluxograma para a sistematização de processos no segmento educacional
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n20.533Resumo
O presente estudo foi realizado na Empresa A, uma Instituição de Ensino Superior — IES. Com o objetivo de estruturar e desenhar as etapas que compõem a abertura de novas turmas da pós-graduação, foi utilizada a ferramenta fluxograma, cuja Versão 1 foi elaborada em janeiro de 2021. Após esse primeiro processo, observou-se que havia possibilidades de melhorias nas etapas de divulgação, vendas e atendimento ao cliente. Neste estudo, partiu-se da Versão 1 do fluxograma, que foi analisada e, após a realização de algumas adaptações, deu formato à Versão 2 do fluxograma no setor de pósgraduação. A partir da implementação da ferramenta no contexto de negócio em questão, verificou-se que foi possível aprimorar o processo de venda e nesse processo segregamse os cursos de pós-graduação no formato de abordagem aos interessados. Com o intuito de especializar o atendimento ao candidato. Além disso, houve uma melhoria no processo seletivo dos candidatos e no investimento em marketing digital do Curso X, no qual houve a oportunidade de impulsionar a divulgação, com criação de vídeos e propaganda, a fim de aumentar a atração de candidatos.Downloads
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