O colaborador foi contratado, e agora? Proposta de manual para ambientação e treinamento de servidores no setor de saúde pública municipal
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n20.535Resumo
Este trabalho traz a formalização de um manual de processos e rotinas para os servidores que atuam no setor de atendimento ao público do departamento administrativo da Secretaria Municipal de Saúde do Município B. Nesse contexto organizacional, tal ação tem o objetivo de servir como recurso no treinamento e capacitação de servidores, proporcionando aprendizagem, orientação e conhecimento da realidade e das atividades realizadas neste setor da saúde pública. Desse modo, duas necessidades motivaram seu desenvolvimento: a complexidade das operações e a alta rotatividade de pessoal. Logo, este trabalho traz a conceituação e importância da ferramenta, bem como, sua operacionalização que consiste na compreensão das etapas do treinamento, o estudo prévio realizado no setor com a finalidade de tornar viável a elaboração do manual, a forma de estruturação do mesmo, e, por fim, os resultados e considerações finais que trazem as percepções após a entrega do guia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).