Estranhos morais e a responsabilidade pelo outro: implicações filosóficas e éticas em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.562Palavras-chave:
Estranhos Morais, Responsabilidade, Pandemia de Covid-19Resumo
Neste trabalho propõe-se uma aproximação entre os conceitos de estranhos morais, advindos das prerrogativas bioéticas de Engelhardt (1997), e de responsabilidade, proveniente da filosofia ética de Lévinas (2007, 2011), tendo como cenário a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma aproximação teórico conceitual dos temas, acrescida de uma problematização acerca do contexto social no qual a humanidade foi inserida desde o ano de 2020. Busca-se, nesse percurso, apontar que cada pessoa possui seus referenciais éticos e, ao mesmo tempo, é chamada a ser responsável pelo outro. Afirma-se que estamos, ainda, no caminho de aprendizado, para possíveis pandemias vindouras, de uma ética que reconheça o outro e possa assumir a responsabilidade e cuidado por ele.
Referências
BRAATZ, K.; WICKERT, T.; KRAMER, C. Educação, Pandemia e Alteridade: reflexões a partir das vozes e falas de educadores (as). Revista Cocar, v. 15, n. 32, pp. 01-15. 2021.
ENGELHARDT, H. T. Fundamentos da Bioética. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
LÉVINAS, E.. Ensaios e Entrevistas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
LÉVINAS, E. Totalidade e Infinito. Lisboa: Edições 70, 2011.
NORA, C. R. D. Conflitos bioéticos sobre distanciamento social em tempos de pandemia. Revista Bioética, v. 29, n. 1, jan./mar., 2021.
VARGAS, J. L. S.; FERRARO, J. L. S. Por uma ética da alteridade em tempos de pandemia. PerCursos, v. 22, n. 49, pp. 277-295, mai./ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).