Desafios e oportunidades da implantação de sistema de informação de marketing em empresas familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.563

Palavras-chave:

Sistema de informação de marketing, Empresa familiar

Resumo

O sistema de informação de marketing (SIM) é um sistema de dados que facilita e ajuda na tomada de decisão dentro da empresa. O SIM ajuda a direcionar os anúncios de produtos, a criação de campanhas, etc. É um sistema utilizado para guardar as informações de seus clientes para direcionar seus produtos/serviços. A empresa familiar é a empresa que inclui familiares nos processos administrativos e de produção, assim todos os membros da família envolvidos na empresa participam de diversas funções, tendo assim familiares na direção e na tomada de decisões. O objetivo geral deste trabalho é analisar os desafios e oportunidades da implantação de Sistema de Informação de Marketing (SIM) em empresas familiares. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados foram identificadas relações entre os achados das entrevistas e a literatura da área. Além disso, foi realizada uma nuvem de palavras com os termos mais citados nas entrevistas. Como resultados da pesquisa, identificou-se a falta de conhecimento por parte das empresas em relação ao SIM. Entretanto, observou-se o interesse demostrado pelas empresas para entenderem o conceito e até dando abertura para uma possível aplicação futura do SIM.

Biografia do Autor

Lucas Tartarotti, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutorando em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mestre em Administração (UCS), Bacharel em Administração com Láurea Acadêmica (UCS). Bolsista de Pesquisa no Doutorado, Modalidade I, do PROSUC - CAPES.

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Publicado

2023-07-04

Como Citar

Anziliero Susin, D., & Tartarotti, L. (2023). Desafios e oportunidades da implantação de sistema de informação de marketing em empresas familiares. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(22), 154–166. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.563

Edição

Seção

Administração