A aplicação da metodologia FOIL para a gestão humanista de escritórios de advocacia
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.564Palavras-chave:
Direito, Gestão, FOIL, Humanismo, OntopsicologiaResumo
Esta pesquisa tem o objetivo de estudar a gestão humanista do escritório de advocacia a partir da metodologia FOIL. Para tanto, este presente trabalho apresenta a compreensão da figura do advogado dentro das diversas esferas da nossa sociedade, entendendo como a Constituição Federal e o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil o conceituam, em comparação com a visão do advogado de acordo com o paradigma ontopsicológico. Além de apresentar, a partir daí, como esse advogado pode atuar no mercado de trabalho e quais as possibilidades que ele tem para efetuar com excelência e efetividade a gestão dos seus espaços de trabalho e colaboradores, com o posterior acréscimo das contribuições da FOIL e da metodologia ontopsicológica para esses modelos de gestão. Apresenta como o advogado pode se construir como pessoa, jurista, empresário em função de valor para si mesmo, seus colaboradores, clientes e sociedade.
Referências
ANGELINI, F.; MACIEIRA, M. E. B.; CUNHA, M. G.; MARANHÃO, M. Sistema Integrado de Gestão para Escritórios de Advocacia. Scortecci: Edição do Kindle, 2018.
BARNABEI, P. FOIL Management e business intuition. In: MENEGHETTI. Antonio. Atos do congresso business intuition 2004. 2. ed. São Paulo: FOIL, 2013.
BARNABEI, P. Intuição e Racionalidade. In: MENEGHETTI. Antonio. Atos do congresso business intuition 2004. 2. ed. São Paulo: FOIL, 2013.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei nº 8.906, de 04 de junho de 1994. Estatuto da advocacia da OAB. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Conselho Federal. Disponível em: https://www.oab.org.br/publicacoes/AbrirPDF?LivroId=0000002837. Acesso em: 30 out. 2022.
BATISTELA, L. Direito e Ontopsicologia. 2012.
BITTAR, E. C. B. Curso de ética jurídica: Ética geral e profissional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
BOBBIO, N. Teoria do ordenamento jurídico. 6. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.
ESEQUIEL, M. Gestão eficiente de escritórios de advocacia; como advogados e administradores podem transformar a prestação de serviços jurídicos em negócios mais rentáveis. Saint Paul Editora: Edição do Kindle, 2016.
MENEGHETTI, A. A arte de viver dos sábios. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2009.
MENEGHETTI, A. Arte, sonho e sociedade. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021.
MENEGHETTI, A. Do humanismo histórico ao humanismo perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, A. Pedagogia ontopsicológica. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologia Editrice, 2005.
MORAES, A. Direito constitucional. 32. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nizio Maia Netto, Rafael Padilha dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).