A aplicação da metodologia FOIL para a gestão humanista de escritórios de advocacia

Autores

  • Nizio Maia Netto Faculdade Antonio Meneghetti
  • Rafael Padilha dos Santos Universidade do Vale do Itajaí, Faculdade Antonio Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.564

Palavras-chave:

Direito, Gestão, FOIL, Humanismo, Ontopsicologia

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de estudar a gestão humanista do escritório de advocacia a partir da metodologia FOIL. Para tanto, este presente trabalho apresenta a compreensão da figura do advogado dentro das diversas esferas da nossa sociedade, entendendo como a Constituição Federal e o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil o conceituam, em comparação com a visão do advogado de acordo com o paradigma ontopsicológico. Além de apresentar, a partir daí, como esse advogado pode atuar no mercado de trabalho e quais as possibilidades que ele tem para efetuar com excelência e efetividade a gestão dos seus espaços de trabalho e colaboradores, com o posterior acréscimo das contribuições da FOIL e da metodologia ontopsicológica para esses modelos de gestão. Apresenta como o advogado pode se construir como pessoa, jurista, empresário em função de valor para si mesmo, seus colaboradores, clientes e sociedade.

Biografia do Autor

Nizio Maia Netto, Faculdade Antonio Meneghetti

Discente do Curso de Bacharelado em Direito e do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

Rafael Padilha dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí, Faculdade Antonio Meneghetti

Doutor em Direito com dupla titulação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e pela Università degli Studi di Perugia (UniPG), Mestre em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialista em Psicologia Social pela Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU). Coordenador e professor de Programa Strictu Sensu do Curso de Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais entre a Universidade do Vale do Itajaí e a Università degli Studi di Perugia, professor da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) e advogado.

Referências

ANGELINI, F.; MACIEIRA, M. E. B.; CUNHA, M. G.; MARANHÃO, M. Sistema Integrado de Gestão para Escritórios de Advocacia. Scortecci: Edição do Kindle, 2018.

BARNABEI, P. FOIL Management e business intuition. In: MENEGHETTI. Antonio. Atos do congresso business intuition 2004. 2. ed. São Paulo: FOIL, 2013.

BARNABEI, P. Intuição e Racionalidade. In: MENEGHETTI. Antonio. Atos do congresso business intuition 2004. 2. ed. São Paulo: FOIL, 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.906, de 04 de junho de 1994. Estatuto da advocacia da OAB. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Conselho Federal. Disponível em: https://www.oab.org.br/publicacoes/AbrirPDF?LivroId=0000002837. Acesso em: 30 out. 2022.

BATISTELA, L. Direito e Ontopsicologia. 2012.

BITTAR, E. C. B. Curso de ética jurídica: Ética geral e profissional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

BOBBIO, N. Teoria do ordenamento jurídico. 6. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.

ESEQUIEL, M. Gestão eficiente de escritórios de advocacia; como advogados e administradores podem transformar a prestação de serviços jurídicos em negócios mais rentáveis. Saint Paul Editora: Edição do Kindle, 2016.

MENEGHETTI, A. A arte de viver dos sábios. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2009.

MENEGHETTI, A. Arte, sonho e sociedade. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021.

MENEGHETTI, A. Do humanismo histórico ao humanismo perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, A. Pedagogia ontopsicológica. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologia Editrice, 2005.

MORAES, A. Direito constitucional. 32. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

Downloads

Publicado

2023-07-04

Como Citar

Netto, N. M., & Santos, R. P. dos. (2023). A aplicação da metodologia FOIL para a gestão humanista de escritórios de advocacia. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(22), 07–34. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.564

Edição

Seção

Direito