A Inteligência Artificial versus a Inteligência Humana
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.576Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Inteligência Humana, Filosofia, Ética, Regulação de Sistemas AutônomosResumo
Este artigo discute o paradoxo da Inteligência Artificial (IA) versus a Inteligência Humana sob um aspecto filosófico e tecnológico, destacando a diferença entre a mente humana e a IA em sua funcionalidade e capacidades cognitivas. Embora a IA possa ser superior à mente humana em algumas tarefas específicas, ela ainda não pode replicar totalmente a ampla gama de habilidades cognitivas que a mente humana possui, como entender e se adaptar a situações novas e complexas. No entanto, a IA está evoluindo rapidamente e pode eventualmente alcançar ou superar a capacidade da mente humana em algumas áreas. Para investigar essa questão, utilizamos uma metodologia baseada em análise de literatura, incluindo pesquisa bibliográfica, análise comparativa e revisão de estudos de caso. Os principais resultados apontam para a necessidade de enfatizar a regulação da ética como princípio fundamental da IA e reconhecer que a mente humana ainda possui habilidades únicas, como a criatividade e a capacidade de se relacionar emocionalmente com outras pessoas, que são difíceis de replicar em um sistema de computador. Concluímos que, embora a IA possa atingir níveis impressionantes de habilidade e eficiência, ela não deve ser vista como uma ameaça à inteligência humana, mas sim como uma ferramenta complementar que pode ser usada para melhorar nossas vidas e aumentar nossas capacidades.
Referências
ANGWIN, J. et al. The promise and peril of predictive algorithms in criminal justice. Harvard Business Review, 2019. Disponível em: https://hbr.org/2019/04/the-promise-and-peril-of-predictive-algorithms-in-criminal-justice. Acesso em: 23 fev. 2023.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2019.
AWAD, E.; D., S.; KIM, R.; SCHULZ, J.; HENRICH, J.; SHARIF, A.; BONNEFON, J.; RAHWAN, I. The Moral Machine experiment. Nature, v. 563, n. 7729, pp. 59-64, 2018. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41586-018-0637-6. Acesso em: 21 mar. 2023.
BARCELONA CITY COUNCIL. Smart City Barcelona. Disponível em: https://www.barcelona.cat/infobarcelona/en/tema/smart-city. Acesso em: 28 mar. 2023.
BAUDRILLARD, J. Simulacra and Simulation. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1994.
BEAR, M. F.; CONNORS, B. W.; PARADISO, M. A. Neurociência: desvendando o sistema nervoso. 4. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
BOSTROM, N. Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies. Oxford: Oxford University Press, 2014.
CRAWFORD, K.; CALO, R. There is a blind spot in AI research. Nature, v. 538, n. 7625, pp. 311-313, 2016. Disponível em: https://www.nature.com/articles/538311a. Acesso em: 29 mar.2023.
DAMÁSIO, A. R. Descartes' Error: Emotion, Reason, and the Human Brain. New York: Grosset/Putnam, 1994.
DARWIN, C. A origem das espécies. São Paulo: Martin Claret, 2002.
DAVIDSON, R. J.; SCHERER, K. R.; GOLDBERG, H. H. Handbook of affective sciences. Oxford: Oxford University Press, 2004.
DAY, M. Amazon Workers Are Listening to What You Tell Alexa. Bloomberg, 10 de abril de 2019. Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-04-10/is-anyone-listening-to-you-on-alexa-a-global-team-reviews-audio. Acesso em: 22 de março de 2023.
DENNETT, D. C. (1991). Consciousness Explained. Little, Brown and Company.
DREYFUS, H. L. O que os Computadores Ainda Não Podem Fazer: Uma Crítica à Razão Artificial. Rio de Janeiro: Contraponto, 1972.
FLORIDI, L. The fourth revolution: how the infosphere is reshaping human reality. Oxford: Oxford University Press, 2014.
FREUD, S. O ego e o id. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GAZZANIGA, M. S.; IVRY, R. B.; MANGUN, G. R. Cognitive neuroscience: the biology of the mind. 4. Ed. New York: Norton, 2013.
GOODFELLOW, I.; BENGIO, Y.; COURVILLE, A. Deep learning. MIT press, 2016.
GOULD, S. J. A falsa medida do homem. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
GRIMM, J.; GRIMM, W. Contos de Grimm. São Paulo: Zahar, 2012.
GROTHER, P.; NGAN, M.; HANAOKA, K. Face Recognition Vendor Test (FRVT) Part 3: Demographic Effects. National Institute of Standards and Technology (NIST), 2019. Disponível em: https://nvlpubs.nist.gov/nistpubs/ir/2019/NIST.IR.8280.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.
HARAWAY, D. J. Simians, cyborgs, and women: the reinvention of nature. New York: Routledge, 1991.
HAUGELAND, J. Artificial Intelligence: The Very Idea. MIT Press, 1985.
HAUSER, M. D. The Evolution of Communication. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1999.
HEIDEGGER, M. A questão da técnica. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011.
HEINDEL, M. The Rosicrucian Cosmo-Conception or Mystic Christianity. Los Angeles: The Rosicrucian Fellowship, 1909. HERCULANO-HOUZEL, S. The human brain in numbers: a linearly scaled-up primate brain. Frontiers in Human Neuroscience, v. 7, n. 406, 2013. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/neuro.09.031.2009/full. Acesso em 30 mar. 2023.
HOFSTADTER, D. R. Metamagical Themas: Questing for the Essence of Mind and Pattern. Basic Books, 1985.
HOROWITZ, M. C.; SCHARRE, P. An Introduction to Autonomy in Weapon Systems. Center for a New American Security, fevereiro de 2015. Disponível em: https://www.cnas.org/publications/reports/an-introduction-to-autonomy-in-weapon-systems Acesso em: 22 de março de 2023.
IEEE INNOVATION AT WORK. Five ways IoT is transforming agriculture. Disponível em:https://innovationatwork.ieee.org/five-ways-iot-transforming-agriculture/. Acesso em: 28 mar. 2023.
KAHNEMAN, D. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
KANDEL, E. R. et al. Principles of neural science. 5. Ed. New York: McGraw-Hill, 2014.
KLEIN, A. Credit denial in the age of AI. Brookings Institution, 7 de junho de 2018. Disponível em: https://www.brookings.edu/research/credit-denial-in-the-age-of-ai/. Acesso em: 22 de março de 2023.
KURZWEIL, R. (2005). The Singularity is Near: When Humans Transcend Biology. Viking.
Leavy, S. (2018). Gender bias in artificial intelligence: The need for diversity and gender theory in machine learning. In Proceedings of the 1st International Workshop on Gender Equality in Software Engineering (pp. 14-16). ACM.Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3195570.3195580. Acesso em 29 mar. 2023.
Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Marco Civil da Internet. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 29 mar. 2023.
Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm. Acesso em: 29 mar. 2023.
Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm. Acesso em: 29 mar. 2023.
MACLEAN, P. D. The Triune Brain in Evolution: Role in Paleocerebral Functions. New York: Plenum Press, 1990.
MAYBERG, H. S. Targeted electrode-based modulation of neural circuits for depression. Journal of Clinical Investigation, v. 119, n. 4, 2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19339763/. Acesso em 30 mar.2023
MCCARTHY, J. Proposal for the Dartmouth Summer Research Project on Artificial Intelligence. Dartmouth College, 1956. Disponível em: http://jmc.stanford.edu/articles/dartmouth/dartmouth.pdf Acesso em 29 mar. 2023.
MEDTRONIC DIABETES. Guardian Connect Continuous Glucose Monitoring System. Disponível em: https://www.medtronicdiabetes.com/products/guardian-connect-continuous-glucose-monitoring-system. Acesso em: 28 mar. 2023.
MENDELSOHN, S.; KHOJA, L.; ALFRED, S.; HE, J.; ANDERSON, M.; DUBOIS, D.; TOUMA, Z.; ENGEL, L. Cognitive impairment in systemic lupus erythematosus is negatively related to social role participation and quality of life: A systematic review. Lupus, v. 30, n. 10, pp. 1617-1630, 2021. DOI: 10.1177/09612033211031008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34264148/. Acesso em: 30 mar. 2023.
MINSKY, M. A Sociedade da Mente. São Paulo: Perspectiva, 1985.
MINSKY, M. Steps Toward Artificial Intelligence. In: Proceedings of the Institute of Radio Engineers, v. 49, n. 1, pp. 8-30, 1961. Disponível em: https://courses.csail.mit.edu/6.803/pdf/steps.pdf. Acesso em: 29 mar. 2023.
MOZUR, P. One Month, 500,000 Face Scans: How China Is Using A.I. to Profile a Minority. The New York Times, 14 de abril de 2019. Disponível em: https://www.nytimes.com/2019/04/14/technology/china-surveillance-artificial-intelligence-racial-profiling.html Acesso em: 22 de março de 2023.
NILSSON, N. J. Artificial intelligence: a new synthesis. Morgan Kaufmann, 1998.
O'NEIL, C. Weapons of Math Destruction: How Big Data Increases Inequality and Threatens Democracy. Crown Publishers, 2016.
PHILIPS L. Philips Hue. Disponível em:https://www.philips-hue.com/pt-br. Acesso em: 28 mar. 2023.
PINKER, S. (1997). How the Mind Works. W. W. Norton & Company.
PLATO. The Republic. Penguin Classics, 2003.
RUSSEL, S.; NORVIG, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach. 3. Ed. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall, 2009.
RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial: uma abordagem moderna. Pearson, 2010.
SEARLE, J. R. Mentes, cérebros e programas. Tradução de Milton Camargo Mota. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1995.
SIEGLER, R. S. Children's Thinking. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1991.
SILVA, A. J. et al. Memory. In: KANDEL, E.; KOESTER, J. D.; HACK, S. M.; SIEGELBAUM, S. Principles of neural science. 6. Ed. New York: M
STERNBERG, R. J. Wisdom, Intelligence, and Creativity Synthesized. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
STERNBERG, R. J.; KAUFMAN, S. B. The Cambridge Handbook of Intelligence. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
SUASSUNA, A. Aula Espetáculo: Ariano Suassuna - A Inteligência Humana. YouTube, 2012. Disponível em: https://youtu.be/top1Fa-A7MQ Acesso em: 28 mar. 2023.
WECHSLER, D. The Measurement of Adult Intelligence. Baltimore, MD: Williams & Wilkins, 1939.
WEISER, M. The Computer for the 21st Century. Scientific American, v. 265, n. 3, pp. 94-104, 1991. Disponível em: https://www.lri.fr/~mbl/Stanford/CS477/papers/Weiser-SciAm.pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.
WOLFF, H. G. Alfred Binet. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Antonio de Menezes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).