Turnover empresarial: rotatividade de colaboradores e o impacto na fidelização dos clientes
Palavras-chave:
Grupo Empresarial, Tournover, OntopsicologiaResumo
O objetivo do presente artigo é apresentar os resultados práticos da aplicação das teorias e conhecimentos apreendidos no MBA - Business intuition, realizado na Antonio Meneghetti Faculdade. O artigo é um trabalho colaborativo entre os três autores
e se refere a um estudo de caso realizado em uma empresa, aqui denominada empresa X, que atua na distribuição, para salões de beleza, dos produtos das marcas MAB e Joico Brasil. O problema identificado gira em torno da rotatividade dos colaboradores,
entendendo os proprietários que tal situação tem prejudicado o desenvolvimento de relações mais sólidas e fidelizadas com os clientes. Assim, a análise terá como matriz teórica a obra selecionada do professor Antonio Meneghetti. Para tanto, o método de
abordagem utilizado será o dedutivo, porquanto, a partir da leitura dos textos sobre a temática e sobre o fenômeno do tournover será possível compreender a realidade da empresa estudada. Como método de procedimento, serão utilizados o monográfico e o
estudo de caso, tendo em vista que a base doutrinária dará suporte ao estudo específico e compreensão do fenômeno que preocupa os sócios da empresa pesquisada.
Referências
BRAZÃO, E. Emprego da metodologia ontopsicológica na seleção de parceiros e colaboradores. Recanto Maestro, 2013.
Gestão e formação de pessoas em áudio. Podcast Formação e Gestão de pessoas. Intérprete: RICARDO SCHAEFER. Recanto Maestro, 2021. 1 áudio MP3 (17min25seg).
MARTINS, P. ANDREOLA, M. T. A contribuição da metodologia ontopsicológica no processo de seleção de pessoas. Recanto Maestro. 2014.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2 ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. 2.ed. São Paulo: FOIL, 2013.
MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2013.
MENEGHETTI, A. Do humanismo Histórico ao Humanismo Perene. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, A. A riqueza como arte de ser. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2016.
MENEGHETTI, A. Sobre... Jovens e realidade cotidiana. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2020.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2010.
SCHAEFER, R. Empreender como uma forma de ser, saber e fazer: o desenvolvimento da mentalidade e do comportamento empreendedores por meio da educação empreendedora. Tese de Doutorado. Santa Maria, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Giovanna Alves Dellazzana, Liége Alendes de Souza, Mário Cipriani, Marcelo Pastoriza Tatsch

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).