Participação na gestão escolar: aprendendo e construindo cidadania<br>Participation in school management: learning and building citizenship

Autores

  • Cintia Cristina Kunz Faculdade Santo Augusto - FAISA
  • Jean Pierre Chassot Faculdade Antonio Meneghetti - AMF Faculdade América Latina - FAL
  • Celso Ilgo Henz Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n6.63

Palavras-chave:

Gestão Social. Gestão Escolar. Participação Social. Cidadania.

Resumo

O trabalho trata-se de um estudo a cerca da gestão democrática em escola pública com o intuito de identificar e demonstrar quais são os espaços existentes e utilizados pela comunidade para participação da gestão da escola. Sabendo que a gestão democrática da educação figura como norma jurídica desde a Constituição de 1988, no entanto, apesar de existir instrumentos para sua viabilização, muitas vezes a mesma não se concretiza por falta de envolvimento dos indivíduos que compõem a comunidade escolar. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de caráter qualitativo e contatou-se no decorrer da mesma que todos os espaços previstos para participação da comunidade estão presentes na escola. E conclui-se que a gestão participativa na escola pública estudada esta presente na proposta de gestão da mesma, pois as pessoas que fazem parte da comunidade escolar têm autonomia e liberdade de ação participando dos espaços existentes, ou  seja, todas as instâncias de ação coletiva que garantam que a escola cumpra o seu papel social estão presentes no cotidiano da escola, como o caso do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE); a elaboração e implantação do Projeto Político Pedagógico da escola; o Conselho Escolar; Conselho de Classe; Grêmio Estudantil; e o Círculo de Pais e Mestres.

Biografia do Autor

Cintia Cristina Kunz, Faculdade Santo Augusto - FAISA

Professora do Curso de Educação Física da FAISA Faculdades. Graduada em em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (2009) e especialista em em Gestão Educacional (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria .

Jean Pierre Chassot, Faculdade Antonio Meneghetti - AMF Faculdade América Latina - FAL

Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2013); Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde
(2012) e Especialista em Gestão Pública (2013), ambas pela Universidade Federal de Santa Maria; graduação em Gestão Pública pela Universidade Regional do Noroeste do
Estado do Rio Grande do Sul (2008). Integra o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão Pública, Desenvolvimento e Cidadania (GPDeCUnijuí),
criado em 2002 e o
Programa de Extensão Gestão Social Cidadania criado em 2000.

Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisador do PPGE, na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa DIALOGUS: educação, formação e humanização com Paulo Freire, registrado junto à base do CNPq. Coordenador do Projeto de Pesquisa Humanização e Cidadania na Escola: diálogos com professores, que objetiva uma pesquisa-formação permanente com professores da educação básica, e o Projeto de Extensão Hora do Conto: meninos e meninas lendo o mundo e a palavra&quot;, buscando estimular o gosto pela leitura, a imaginação, a criatividade e a criticidade. Participa da organização dos Fóruns de Leituras de Paulo Freire, no RS, desde 1999.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação humanizadora, cidadania, leitura de mundo/leitura da palavra e Paulo Freire. Trabalha com palestras em seminários e congressos e projetos de formação continuada/permanente de professores em escolas municipais e estaduais. Editor da Revista Educação(B1) do Centro de Educação da UFSM.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Kunz, C. C., Chassot, J. P., & Henz, C. I. (2015). Participação na gestão escolar: aprendendo e construindo cidadania<br>Participation in school management: learning and building citizenship. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 5(6), 36–51. https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n6.63

Edição

Seção

Artigo