A influência do TikTok no mercado editorial: uma análise do BookTok

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.635

Palavras-chave:

BookTok, TikTok, livros, mercado editorial

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar o TikTok e a comunidade literária denominada BookTok dentro dessa plataforma. Com isso, questionou-se qual seria a influência dos vídeos sobre livros no TikTok em relação às vendas do mercado editorial e para responder esse problema, além da pesquisa Bibliográfica e Documental sobre os objetos de estudo, também foram aplicados dois questionários, um com usuários do TikTok e outro com criadores de conteúdo, a fim de buscar entender o comportamento de leitores dentro da plataforma e o grau de influência que o BookTok tem na vida dos respondentes. A partir da análise dos dados obtidos, os resultados demonstraram que os vídeos sobre livros têm influência sobre o comportamento de consumo e geram impacto positivo no mercado editorial, tanto ao incentivar compras de obras como também ao promover a manutenção do hábito de leitura e a valorização cultural da literatura.

Biografia do Autor

Nicole Giovana Führ, Universidade Feevale

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Luis Henrique Rauber, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade, Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação, Especialista em Mentoria Docente pela Universidade Feevale - Brasil/Finlândia (Feevale), Especialista em Mentored Teacher Education - Brazil/Finland pela Tampere University/Finlândia, Especialista em Marketing, Lançamentos Digitais e Redes Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Graduado em Publicidade e Propaganda (Feevale). Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais e professor de graduação e pós-graduação (Feevale) e integrante do Comitê Consultivo de cursos do Instituto Toulouse Lautrec/Peru.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Referências

BLAKER, A. Worldwide & US Download Leaders 2020. 2021a. Disponível em: https://blog.apptopia.com/worldwide-us-download-leaders-2020. Acesso em: 23 nov. 2023.

BLAKER, A. Worldwide and US Download Leaders 2021. 2021b. Disponível em: https://blog.apptopia.com/worldwide-and-us-download-leaders-2021. Acesso em: 23 nov. 2023.

CABRERA, N. G.; OBANDO, K. M. Booktokers: Generar y compartir contenidos sobre libros a través de TikTok. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, n. 71, p. 119-130, 2022.

CECI, L. Countries with the largest TikTok audience as of April 2022. 2022. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1299807/number-of-monthly-unique-tiktok-users/. Acesso em: 27 nov. 2023.

D’ANDRÉA, C. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020. 81 p.

DORSEY, J.; VILLA, D. Zconomy: como a geração Z vai mudar o futuro dos negócios – e o que fazer diante disso. Rio de Janeiro: Agir, 2021. 304 p.

FRANZÃO, L. O TikTok se tornou um dos maiores incentivadores à leitura entre os jovens; entenda. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/o-tiktok-se-tornou-um-dos-maiores-incentivadores-a-leitura-entre-os-jovens-entenda/. Acesso em: 27 jul. 2022.

GABRIEL, M.; KISO, R. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020. 556 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022. 186 p.

GILLESPIE, T. A relevância dos algoritmos. Parágrafo, v. 6, n. 1, p. 95-121, 2018.

IBOPE INTELIGÊNCIA. Retratos da leitura no Brasil. 2020. Disponível em: https://cbl.org.br/wp-content/uploads/2022/05/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado-1.pdf. Acesso em: 13 nov. 2023.

INSTITUTO QUALIBEST. O post é pago, e aí? 2019. Disponível em: institutoqualibest.com/wp-content/uploads/2019/11/O-post-e-pago.-e-ai.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.

KANTAR IBOPE MEDIA. Inside Advertising 2022: a retomada do crescimento. 2022. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/wp-content/uploads/2022/06/Inside_-Advertising-2022_Kantar_IBOPE_-Media.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.

KANTAR IBOPE MEDIA. Inside video: a (re) descoberta. 2021. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/wp-content/uploads/2021/03/Inside-Video_A-Redescoberta.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

KANTAR. The power of TikTok. 2020. Disponível em: https://www.tiktok.com/business/library/the-power-of-tiktok.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. São Paulo: Arqueiro, 2021. 256 p.

LABSNEWS. A rede social da vez: TikTok ultrapassa marca de 100 milhões de usuários na América Latina. Labs News, 2022. Disponível em: https://labsnews.com/pt-br/noticias/tecnologia/tiktok-ultrapassa-marca-de-100-milhoes-de-usuarios-na-america-latina/. Acesso em: 01 nov. 2023.

LUCARELLI, B. Alto consumo de vídeos curtos indica tendência para futuro. 2021. Disponível em: https://portaldacomunicacao.com.br/2021/09/popularidade-do-tiktok-mostra-potencia-do-dos-videos-rapidos-e-dinamicos/. Acesso em: 27 nov. 2023.

MERGA, M. K. How can Booktok on TikTok inform readers’ advisory services for young people. Library and Information Science Research, Australia, v. 43, 2021.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisas científicas em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 284 p.

MONTEIRO, T. A tiktoketização das redes sociais. 2021. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/a-tiktoketizacao-das-redes-sociais. Acesso em: 24 nov. 2023.

NIEBORG, D.; POELL, T. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New media & society, v. 20, n. 11, p. 4275-4292, 2018.

NIELSEN BOOKDATA. Desempenho real do mercado editorial brasileiro: série histórica da pesquisa produção e vendas do setor editorial brasileiro. 2022a. Disponível em: https://cbl.org.br/wp-content/uploads/2022/08/1657814096381SC3A9rie_HistC3B3rica_PCR24_2021_V1-3.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.

NIELSEN BOOKDATA. Produção e vendas do setor editorial brasileiro. 2022b. Disponível em: https://cbl.org.br/wp-content/uploads/2022/06/apresentacao_imprensa_Final_1-1.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.

OPINION BOX. Pesquisa TikTok no Brasil: hábitos e comportamento dos usuários da rede que não para de crescer! 2021. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/pesquisa-tiktok-no-brasil/. Acesso em: 01 nov. 2023

PATEL, K.; BINJOLA, H. Tik Tok the New Alternative Media for Youngsters for Online Sharing of Talent: An Analytical Study. Journal of Advanced Research in Journalism and Mass Communication, v. 7, n. 1, 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAUBER, L. H. O que está acontecendo aqui? Tiktok e a plataformização da autenticidade a partir da teoria fundamentada. Tese (Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) - Feevale. Novo Hamburgo, 2021. 348 p.

SÁNCHEZ, M. #BookTok: A hashtag changing the book industry. 2022. Disponível em: https://www.dw.com/en/booktok-a-hashtag-changing-the-book-industry/a-63490273. Acesso em: 25 out. 2022.

STANCIU, T. Latest TikTok Statistics You Should Know in 2022. 2022. Disponível em: https://https://www.socialinsider.io/blog/tiktok-statistics/. Acesso em: 12 nov. 2023.

STOKEL-WALKER, C. Tik Tok boom: um aplicativo viciante e a corrida chinesa pelo domínio das redes sociais. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022. 254 p.

SU, C. et al. Viewing personalized video clips recommended by TikTok activates default mode network and ventral tegmental area. Neuroimage, v. 237, 2021.

TIKTOK FOR BUSINESS. What’s next: Informações sobre direcionadores da cultura do Tik Tok. 2022. Disponível em: sf16-sg.tiktokcdn.com/obj/eden-sg/tpslsslojpt/WhatsNext_BR.pdf. Acesso em: 06 nov. 2023

TIKTOK. #Booktok, la tendencia de TikTok que relanza la literatura y expande la cultura. 2022. Disponível em: https://newsroom.tiktok.com/es-es/booktok-la-tendencia-de-tiktok-que-relanza-la-literatura-y-expande-la-cultura. Acesso em: 06 nov. 2023.

VAN DIJCK, J=. The Culture of Connectivity: A Critical History of Social Media. Oxford University Press, 2013. 240 p.

VAN DIJCK, J.; POELL, T.; DE WAAL, M.The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press, 2018. 240 p.

WE ARE SOCIAL. Digital 2022 Global Overview Report. 2022. Disponível em: https://www.slideshare.net/DataReportal/digital-2022-global-overview-report-january-2022-v05. Acesso em: 26 nov. 2023.

WIEDERHOLD, B. BookTok Made Me Do It: The Evolution of Reading. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, v. 25, n. 3, p. 157-158, 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

Führ, N. G., Rauber, L. H., & Barth, M. (2023). A influência do TikTok no mercado editorial: uma análise do BookTok. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(23), 139–165. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.635

Edição

Seção

Interdisciplinar