A influência do TikTok no mercado editorial: uma análise do BookTok
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.635Palavras-chave:
BookTok, TikTok, livros, mercado editorialResumo
O presente artigo teve como objetivo analisar o TikTok e a comunidade literária denominada BookTok dentro dessa plataforma. Com isso, questionou-se qual seria a influência dos vídeos sobre livros no TikTok em relação às vendas do mercado editorial e para responder esse problema, além da pesquisa Bibliográfica e Documental sobre os objetos de estudo, também foram aplicados dois questionários, um com usuários do TikTok e outro com criadores de conteúdo, a fim de buscar entender o comportamento de leitores dentro da plataforma e o grau de influência que o BookTok tem na vida dos respondentes. A partir da análise dos dados obtidos, os resultados demonstraram que os vídeos sobre livros têm influência sobre o comportamento de consumo e geram impacto positivo no mercado editorial, tanto ao incentivar compras de obras como também ao promover a manutenção do hábito de leitura e a valorização cultural da literatura.
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