A concepção de religião e o papel das instituições religiosas segundo Tolstói

Autores

  • Renato Kirchner Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Caroline Amaral dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.636

Palavras-chave:

Evangelho, doutrina cristã, religião, instituições religiosas, não resistência ao mal

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão em torno da obra Minha religião, de Liev Tolstói, pontuando a diferenciação que o autor faz entre a religião cristã e a postura das instituições religiosas perante os ensinamentos bíblicos. O escritor nasceu dentro da aristocracia russa e, desde muito jovem, frequentava ambientes considerados intelectuais. Alistou-se no exército russo ao lado de seu irmão, anos depois, porém, encontra aborrecimento nas armas e violências e dedica-se à sua escrita. Tolstói relata em sua obra que, desde jovem, foi frequentador de igrejas e leitor do Evangelho, sendo atraído para dentro da doutrina do cristianismo pelas premissas de amor e altruísmo. Desiludido com o sentimento de que há algo errado na maneira como a Igreja trata e compreende o Evangelho, o escritor propõe uma reinterpretação de conceitos basilares da doutrina cristã, buscando um viés mais puro de compreensão e, ao mesmo tempo, evidenciando a distinção entre a Igreja enquanto instituição e a doutrina cristã, de fato, enquanto possibilidade existencial de vida.

Biografia do Autor

Renato Kirchner, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF). Diretor da Faculdade de Filosofia, membro do corpo docente permanente da Faculdade de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Caroline Amaral dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Filosofia (PUC-Campinas). Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), financiado pela CAPES.

Referências

TOLSTÓI, L. Minha religião. Organização e tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: A Girafa, 2011.

TOLSTÓI, L. Uma confissão. Tradução e apresentação de Rubens Figueiredo. São Paulo: Mundo Cristão, 2017.

TOLSTÓI, L. O reino de Deus está entre vós. Tradução de Celina Portocarrero e apresentação de Fr. Clodovis Boff. 2. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

Kirchner, R., & Amaral dos Santos, C. (2023). A concepção de religião e o papel das instituições religiosas segundo Tolstói. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(23), 166–174. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.636