Ensinar língua portuguesa é construir significados<br> teach portuguese language is to build meanings

Autores

  • Marta Helena Facco Piovesan Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n6.66

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Ensino. Leitura. Gramática. Significativo

Resumo

Ler, escrever e entender não são tarefas fáceis, mas atividades essenciais ao ensino da língua. Os escritos a seguir se resumem a uma ideia: fazer com que o ensino do português deixe de ser visto como a transmissão de conteúdos prontos e passe a ser uma tarefa de construção de conhecimento. Parte-se do primeiro passo que é tornar a leitura compreensível para depois produzir o texto e ter a condição de analisar os aspectos linguísticos. Professor e aluno integrados para a construção de um ensino significativo. Este trabalho objetiva expor concepções de leitura com base em teóricos como Geraldi, Perini, Possenti, Neves, Koch e Simões, além de apresentar atividades concretas de como interpretar um texto de forma significativa. 

Biografia do Autor

Marta Helena Facco Piovesan, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Graduação em Letras -Português e Literatura- pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras" Imaculada Conceição (1985)- FIC de Santa Maria no RS. Pós-Graduada em "Atualização Pedagógica" pala Universidade Federal do Rio de Janeiro e em "Perspectiva Críticas da Literatura Contemporânea" pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.Atualmente é professora da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA e da Faculdade de Balsas-UNIBALSAS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Piovesan, M. H. F. (2015). Ensinar língua portuguesa é construir significados<br> teach portuguese language is to build meanings. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 5(6), 52–63. https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n6.66

Edição

Seção

Artigo