A importância de um sistema para a gestão de estoque em pequenas empresas
um estudo em uma loja de artigos gaúchos
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.665Palavras-chave:
gestão de estoque, pequenas empresas, sistema MarketUp, artigos gaúchosResumo
Este estudo abordou a importância da gestão de estoque em pequenas empresas, com foco em uma loja de artigos gaúchos. A gestão de estoque desempenha um papel fundamental na eficiência operacional e na satisfação do cliente, sendo essencial para garantir o sucesso das empresas, independentemente do tamanho. No caso das pequenas empresas, a gestão de estoque pode ser ainda mais crítica devido aos recursos limitados. Para superar essa barreira, o estudo se baseou na implementação do sistema MarketUp como uma ferramenta para aprimorar a gestão de estoque da empresa estudada. As etapas operacionais desse sistema foram detalhadas, desde o cadastro de produtos até a emissão de recibos e notas fiscais. Os resultados incluem maior eficiência na gestão de estoque, melhor atendimento ao cliente, controle mais preciso do inventário e tomada de decisões informadas. Embora a implementação do MarketUp tenha trazido resultados positivos para a empresa, uma limitação identificada foi o fato de que algumas funcionalidades do software são pagas, o que pode ser uma barreira para pequenas empresas com recursos financeiros limitados. Além disso, o estudo foi específico para uma empresa e um conjunto de produtos e os resultados são uma proxy aplicável às pequenas empresas, guardadas as especificidades de cada negócio.
Referências
CARVALHO, R. B. et al. Fatores-chave na implantação de ERPs: estudo de um caso problemático em uma média indústria. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 8, n. 2, 2009.
CHIAVENATO, I. Administração de Materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
CHING, H. Y. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada: Supply Chain. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção: MRP ll / ERP: conceitos, uso e implantação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
DA SILVA, R. P.; GALEGALE, N. V. O efeito da implementação dos sistemas ERP e CRM na satisfação dos clientes. Revista Científica Hermes, v. 27, p. 184-207, 2020.
RODRIGUES, L. B.; SILVA, F. L.; MORAES, L. S. NF-e MUNICIPAL: Como a sua implantação pode melhorar o nível de informação entre empresa-cliente-fisco no município de Barreiras-BA. Semana Acadêmica. https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigocientificoleonardobelo.pdf. Acesso em: 29 de outubro de 2023.
Gil, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. Grupo GEN, 2022. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9786559771653.
Ibge Cidades. Cidade de Cacequi. 2021. Disponível em: cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/cacequi. Acesso em: 27 de julho de 2023.
KNABBEN JUNIOR, A.; WERNKE, R.; RUFFATO, I.; JUNGES, I. Comparação entre o custo financeiro da estocagem e a curva abc: estudo de caso em indústria de autopeças. Revista produção industrial & serviços, v. 6, n. 1, p. 01-12, 2019.
ORGANOGRAMA: TIPOS, MODELOS E COMO FAZER. In: Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/organograma/. Acesso em: 27 de julho de 2023.
MÉTODOS DE GESTÃO DE ESTOQUE QUE A SUA EMPRESA PRECISA CONHECER. In: Patrus. 2017. Disponível em: https://patrus.com.br/blog/6-metodos-de-gestao-de-estoque-que-a-sua-empresa-precisa-conhecer/. Acesso em: 29 de julho de 2023.
RODRIGUES, A.; CRUZ, R.; SOUSA, J.; RODRIGUES, L. A Importância da Gestão de Estoque na obtenção de Êxito na Administração Organizacional. ID on-line, v. 14, n. 49, p. 518-530, 2020.
SANTOS, A. L.; KREIN, J. D. Micro e pequenas empresas: mercado de trabalho e implicação para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea, 2012.
SCHERR, F. C. Modern Working Capital Management. Prentice-Hall, 1989.
SEBRAE-SP. Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/lei-geral-da-micro-e-pequena-empresa,46b1494aed4bd710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 22 de julho de 2023.
SLACK, C. Administração da Produção. São Paulo, Editora Atlas, 1997.
SOUZA, C. C. Equipe Técnica COAD. Nota fiscal eletrônica. 2. Ed. Rio de Janeiro: COAD, 2009.
TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia Passo a Passo. 7. ed. Campinas: Alínea, 2011.
UMBLE, E. J.; HAFT, R. R.; UMBLE, M. M. Enterprise resource planning: Implementation procedures and critical success factors. European Journal of Operational Research, v. 146, n. 2, p. 241-257, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caroline Luana Schroeder
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).