A importância do marketing digital para pequenas empresas

Autores

  • Rayane Sielo Felin Faculdade Antonio Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.666

Palavras-chave:

marketing digital, micro e pequenas empresas, estratégia de marketing, marketing

Resumo

Os avanços tecnológicos na área da comunicação, especialmente com a criação das mídias sociais, tornaram o ambiente virtual um cenário propício para o cultivo das relações entre empresas e clientes. Isso se torna oportuno para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que enfrentam contínuos desafios de competitividade, sendo que a maior exposição ao público e o relacionamento estabelecido com ele pode representar um ponto de alavancagem do negócio. O objetivo do presente trabalho é investigar a importância e o impacto das mídias sociais nas MPEs. Por sua vez, os objetivos específicos visam caracterizar os meios digitais, com foco nas redes sociais em uma pequena empresa no interior do Rio Grande do Sul no segmento de saúde e beleza.

Biografia do Autor

Rayane Sielo Felin, Faculdade Antonio Meneghetti

Bacharelanda em Administração (AMF).

Referências

SECCHI, L. Drucker no ensino de administração: um alerta necessário. O&S, v. 11 n. 31, set./dez. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-92302004000300001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora altas S.A, 2002.

MARTINS, B. I.; ALBUQUERQUE, L. C. E.; NEVES, M. Instagram Insights: Ferramenta de Análise de Resultados como Nova Estratégia de Marketing Digital. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Juazeiro, BA, 05 a 07 de julho de 2018. Universidade Federal do Alagoas, 2015. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2018/resumos/R62-1138-1.pdf.

Escola de e-commerce. 10 redes sociais mais acessadas no Brasil em 2020. 2021. Disponível em: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/redes-sociais-mais-acessadas-no-brasil-em-2020/?gclid=Cj0KCQjw1ouKBhC5ARIsAHXNMI-aDOm0Pr782U4rRqq8zkkMBCuCPH9o9o_CKwpmIDrDytX7HFVQ6bIaAj_hEALw_wcB.

KOTLER, P. Administração de Marketing. 15. ed. São Paulo: Editora Pearson Education do Brasil LTDA, 2009

KOTLER, P. et al. Marketing 4.0 do tradicional ao digital. Editora Sextante: Rio de Janeiro, 2017.

COELHO, R. L. F.; MIRANDA, J. R.; FILHO, A. C.; FREITAG, M. S. B.; ALMEIDA, M. I. S. REGEPE, v. 4 n. 2, 2015. Disponível em: https://regepe.org.br/regepe/article/view/197.

SEBRAE. Entenda a importância de uma boa gestão das redes sociais. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-a-importancia-de-uma-boa-gestao-das-redes-sociais,f74a5d1907156810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 16 de outubro de 2023.

SEMRUSH BLOG. As 28 maiores redes sociais do mundo. 2022. Disponível em: https://pt.semrush.com/blog/maiores-redes-sociais/.

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Sielo Felin, R. (2024). A importância do marketing digital para pequenas empresas. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(1), 71–81. https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.666