Como a educação financeira contribui para a autonomia e para a realização dos jovens brasileiros

Autores

  • Júlia Becker Faculdade Antonio Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.668

Palavras-chave:

finanças, jovens, educação financeira, autonomia financeira

Resumo

A gestão ineficaz das finanças pessoais dos jovens pode levar a muitos conflitos pessoais e sociais, incluindo relações difíceis entre membros da sociedade. Muitas pessoas veem a sociedade apenas como consumidora, com isso, torna-se administrar suas finanças pessoais para evitar maiores perdas. Nesse sentido, este estudo buscou compreender como os jovens estão relacionando-se com suas próprias finanças atualmente. Dessa maneira, o objetivo deste estudo consistiu em verificar como a educação financeira contribui para a construção da autonomia financeira dos jovens brasileiros. Para a construção do seu embasamento teórico, foi realizado um levantamento bibliográfico, a partir de uma revisão integrativa da literatura. A partir disso, foram construídas análises por meio dos seguintes critérios: tema, objetivos, contribuições, conclusões e principais limitações definidos a partir do escopo da pesquisa. Com o resultado obtido foi possível verificar as tendências das pesquisas relacionadas à educação financeira no Brasil, cuja amostra de artigos revelou diferenças significativas entre homens e mulheres em termos de idade, nível de escolaridade, rendimento e estado civil, níveis de confiança e aversão à perda. Foi apresentado como o conhecimento da educação financeira pode contribuir para a formação dos alunos do ensino fundamental. Como a relação entre a mídia e o sujeito interfere no seu consumismo para que se saiba avaliar as melhores opções de compra de produtos em promoções para não acabar caindo em influências comportamentais. Por fim, as contribuições deixadas pelas publicações utilizadas. Como conclusão, destaca-se a relevância do tema no contexto apresentado e, recomenda-se, ainda, para continuação da pesquisa, que seja realizado um aprofundamento sobre o tema educação financeira. Junto disso, realizar uma aplicação prática e uma nova abordagem de pesquisa para que seja possível visualizar ainda mais o viés comportamental dos jovens.

Biografia do Autor

Júlia Becker, Faculdade Antonio Meneghetti

Bacharelanda em Ciências Contábeis (AMF).

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Publicado

2024-02-28

Como Citar

Becker, J. (2024). Como a educação financeira contribui para a autonomia e para a realização dos jovens brasileiros. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(1), 91–111. https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.668