Como precificar adequadamente os produtos do portfólio do negócio?
Uma análise da precificação baseada no Markup
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.675Palavras-chave:
precificação, análise de precificação, confeitaria, Markup, equações empresariaisResumo
O preço vem atuando ao longo da história como um dos principais fatores de escolha dos consumidores, alternando o seu grau de importância conforme as características intrínsecas do produto, do mercado e do ambiente macroeconômico em que está situado. Assim, muitas decisões de compras de produtos/mercadorias/serviços são tomadas com base nos seus preços (Bertó, 2013). A empresa Doces da Ana, doceria gourmet, com uma grande demanda de pedidos nas datas comemorativas, decidiu então investir e aprimorar os conhecimentos culinários e administrativos para dar continuidade à empresa. Desse modo, elaborou-se um estudo de seus custos e despesas para avaliar o valor de seus produtos, chegando, assim, em uma análise mais aprofundada de suas demandas em termos de proporção de entradas e saídas do negócio. Para operacionalizar a investigação, utilizaram-se as ferramentas financeiras de Equações Empresariais e o indicador de precificação Markup em 2 produtos pertencentes ao portfólio da empresa. A partir da análise, concluiu-se que a empresa vinha tendo prejuízo no decorrer de sua trajetória, com custos elevados e pouca saída de mercadoria. Contudo, o estudo trouxe formas de diminuir os custos e aumentar a venda dos doces, fazendo assim a lucratividade da empresa aumentar.
Referências
ANÁLISE DE PREÇOS: COMO ESSA FERRAMENTA ALAVANCA SUAS VENDAS?. In: Blog ContaAzul. 2022. Disponível em: https://blog.contaazul.com/analise-de-precos-como-essa-ferramenta-alavanca-suas-vendas. Acesso em: 14 de dezembro de 2022.
BERTO, D. J.; BEULKE, R. Precificação: sinergia do marketing e das finanças. 1. ed. Editora Saraiva, 2013. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/ books/9788502183735/. Acesso em: 13 de fevereiro de 2023.
BOCK, A. L. Como aprimorar a geração de lucro? A estruturação financeira como base para a tomada de decisão no segmento do agronegócio do tabaco e da soja. Revista Saber Humano, v. 12, n. 20, p. 68-82, 2022. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/528.
CREPALDI, S. A. Curso básico de contabilidade de custos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
CIDADES E ESTADOS – FAXINAL DO SOTURNO. In: IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rs/faxinal-do-soturno.html. Acesso em: 24 de novembro de 2022.
CONTABILIZEI. O que é a DRE e para que serve. 2023. Disponível em: https://www.contabilizei.com.br/contabilidad e-online/o-que-e-dre-para-que-serve/. Acesso em: 15 de fevereiro de 2023.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: UMA GARANTIA DE DIFERENCIAÇÃO DA COMMODITY PARA OS CONSUMIDORES. Disponível em: https://sistema.semead.com.br/12semead/resultado/trabalhosPDF/288.pdf. Acesso em: 03 de novembro de 2022.
GITMAN, L. J. Princípios da administração financeira. São Paulo: Habra, 1997.
LUCRO. In: Rock Content. 2017. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-lucro/. Acesso em: 24 de novembro de 2022.
ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J.; et al. Administração Financeira. Editora Saraiva. Grupo A, 2015. E-book. ISBN 9788580554328. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580554328/. Acesso em: 21 dez. 2023.
YANASE, J. Custos e formação de preços. 1. ed. 2018. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595450257/. Acesso em: 17 de fevereiro de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Analice Cassol Secretti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).