Um estudo sobre as habilidades e competências exigidas no perfil do egresso de administração e ciências contábeis

Autores

  • Christiane Quatrin Faculdade Antonio Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.686

Palavras-chave:

perfil, egressos, Ciências Contábeis, Administração

Resumo

O mundo globalizado muda constantemente, consequentemente essas mudanças se estendem ao mercado de trabalho, novas habilidades e comportamentos são requeridas. O presente estudo busca entender, em um panorama atual, quais os principais desafios para a inserção dos egressos de ensino superior no mercado de trabalho. Assim, estabeleceu-se como principal objetivo investigar qual o perfil pretendido pelo mercado de trabalho dos profissionais egressos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e, para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar como os estudos vêm abordando a temática acerca do perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho; 2) Analisar as principais contribuições encontradas na literatura nacional sobre o tema em estudo; e 3) Propor uma agenda de pesquisa para estudos futuros sobre o tema. Em especial, pretende-se identificar como os estudos vêm abordando a temática acerca do perfil profissional do contador e do administrador exigido pelo mercado de trabalho. Tendo em vista os objetivos geral e específicos fixados, a pesquisa se caracteriza como descritiva, de abordagem qualitativa e conduzida a partir do delineamento da Revisão Integrativa da Literatura. Os resultados mais relevantes encontrados dizem respeito à necessidade de desenvolver habilidades como as hard skills, soft skills e self skills.

Biografia do Autor

Christiane Quatrin, Faculdade Antonio Meneghetti

Bacharelanda em Ciências Contábeis (AMF).

Referências

ACCORSI, A. Selfs Skills: a chave para a liderança. São Paulo, SP: Literare Books Internacional, 2023.

MENEGHETTI, A. A Psicologia Empresarial. Recanto Maestro, Restinga Sêca, RS: Foil, 2013.

CAMPOS, R. C.; REZENDE, A. C.; SOUZA, M. S.; BOTELHO, M. A.; HIPÓLITO-BORGES, D. A. Perfil do egresso em Administração: estudo em uma faculdade particular mineira. Revista @mbienteeducação, v. 13, n. 1, p. 58-75, 2020.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa. 2. ed. Editora Artmed editora S.A., 2007.

ESTRELA, P. M. C. A.; BRUNI, A. L.; FILHO, R. N. L. Metacognição, perfil empreendedor e percepção de sucesso. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 20, p. 1-15, 2021.

FIGUEIREDO, S.; FABRI, P. E. Gestão de Empresas Contábeis. São Paulo: Atlas, 2000.

GIACOMIN, C.; SIMON, L. W.; TOSTA, K. C. Perfil e perspectivas dos egressos do curso de Administração da UFFS: um estudo realizado no campus Chapecó RS. Revista GUAL, v. 12, n. 2, p. 183-205, 2019.

KRUGER, S. D.; MAZZIONI. S.; RESENDE, A., GUBIANI, C. A.; ZANIN, A. O perfil desejado do egresso do curso de Ciências Contábeis das Universidades de Santa Catarina. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 12, n. 34, p. 40-52, 2013.

MARTINS, A. M. O.; VALENTIM, I. C. D. MERCADO DE TRABALHO CONTÁBIL: Uma análise das oportunidades e dificuldades na percepção dos alunos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior. Campo do Saber, v. 7, n. 1, 2021.

PEREZ, G.; SILVA, V. O perfil do egresso dos cursos de Administração no Brasil. In: SciELO em Perspectiva: Humanas. 2022. Disponível em: humanas.blog.scielo.org. Acesso em: 22 de setembro de 2023.

REGIO, M. L. S.; SCHUCH, V. F.; GOMES, C. M.; KNEIPP, J. M. Gestão de competências profissionais na formação de administradores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 19, n. 1, p. 131-155, 2014.

Saraiva Educação. Confira essas estratégias para acompanhamento de egressos! In: Blog Saraiva. 2022. Acesso em: 04 de agosto de 2023. Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/acompanhamento-de-egressos/.

VIEIRA, D. A.; CAIRES, S.; COIMBRA, J. L. Do ensino superior para o trabalho: o contributo dos estágios para a inserção profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, n. 1, p. 29-36, 2011.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Desempenho recente do mercado de trabalho e perspectivas. 2022. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/2022/03/desempenho-recente-do-mercado-de-trabalho-e-perspectivas-2/.

MOROSINI, M. V. G. C.; FONSECA, A. F. Revisão da Política Nacional de Atenção Básica numa hora dessas? Cad. Saúde Pública. In: SciELO em Perspectiva: Humanas. 2017. Disponível em: http://www. scielo.br/scielo.php?scrip. Acesso em: 30 de outubro de 2023.

MENDES; SILVEIRA; GALVÃO. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. In: SciELO em Perspectiva: Humanas. 2008 Disponível em: humanas.blog.scielo.org. Acesso em: 30 de outubro de 2023.

BENEFIELD, L. E. Implementing evidence-based practice in home care. Home Healthc Nurse, v. 21 n. 12, p. 804-809, 2003.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (outubro 2023). Censo da Educação Superior 2022. ttps://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/censo-da-educacao-superior-2022-notas-estatisticas.

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Quatrin, C. (2024). Um estudo sobre as habilidades e competências exigidas no perfil do egresso de administração e ciências contábeis. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(1), 422–439. https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.686