Um estudo sobre as habilidades e competências exigidas no perfil do egresso de administração e ciências contábeis
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.686Palavras-chave:
perfil, egressos, Ciências Contábeis, AdministraçãoResumo
O mundo globalizado muda constantemente, consequentemente essas mudanças se estendem ao mercado de trabalho, novas habilidades e comportamentos são requeridas. O presente estudo busca entender, em um panorama atual, quais os principais desafios para a inserção dos egressos de ensino superior no mercado de trabalho. Assim, estabeleceu-se como principal objetivo investigar qual o perfil pretendido pelo mercado de trabalho dos profissionais egressos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e, para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar como os estudos vêm abordando a temática acerca do perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho; 2) Analisar as principais contribuições encontradas na literatura nacional sobre o tema em estudo; e 3) Propor uma agenda de pesquisa para estudos futuros sobre o tema. Em especial, pretende-se identificar como os estudos vêm abordando a temática acerca do perfil profissional do contador e do administrador exigido pelo mercado de trabalho. Tendo em vista os objetivos geral e específicos fixados, a pesquisa se caracteriza como descritiva, de abordagem qualitativa e conduzida a partir do delineamento da Revisão Integrativa da Literatura. Os resultados mais relevantes encontrados dizem respeito à necessidade de desenvolver habilidades como as hard skills, soft skills e self skills.
Referências
ACCORSI, A. Selfs Skills: a chave para a liderança. São Paulo, SP: Literare Books Internacional, 2023.
MENEGHETTI, A. A Psicologia Empresarial. Recanto Maestro, Restinga Sêca, RS: Foil, 2013.
CAMPOS, R. C.; REZENDE, A. C.; SOUZA, M. S.; BOTELHO, M. A.; HIPÓLITO-BORGES, D. A. Perfil do egresso em Administração: estudo em uma faculdade particular mineira. Revista @mbienteeducação, v. 13, n. 1, p. 58-75, 2020.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa. 2. ed. Editora Artmed editora S.A., 2007.
ESTRELA, P. M. C. A.; BRUNI, A. L.; FILHO, R. N. L. Metacognição, perfil empreendedor e percepção de sucesso. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 20, p. 1-15, 2021.
FIGUEIREDO, S.; FABRI, P. E. Gestão de Empresas Contábeis. São Paulo: Atlas, 2000.
GIACOMIN, C.; SIMON, L. W.; TOSTA, K. C. Perfil e perspectivas dos egressos do curso de Administração da UFFS: um estudo realizado no campus Chapecó RS. Revista GUAL, v. 12, n. 2, p. 183-205, 2019.
KRUGER, S. D.; MAZZIONI. S.; RESENDE, A., GUBIANI, C. A.; ZANIN, A. O perfil desejado do egresso do curso de Ciências Contábeis das Universidades de Santa Catarina. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 12, n. 34, p. 40-52, 2013.
MARTINS, A. M. O.; VALENTIM, I. C. D. MERCADO DE TRABALHO CONTÁBIL: Uma análise das oportunidades e dificuldades na percepção dos alunos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior. Campo do Saber, v. 7, n. 1, 2021.
PEREZ, G.; SILVA, V. O perfil do egresso dos cursos de Administração no Brasil. In: SciELO em Perspectiva: Humanas. 2022. Disponível em: humanas.blog.scielo.org. Acesso em: 22 de setembro de 2023.
REGIO, M. L. S.; SCHUCH, V. F.; GOMES, C. M.; KNEIPP, J. M. Gestão de competências profissionais na formação de administradores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 19, n. 1, p. 131-155, 2014.
Saraiva Educação. Confira essas estratégias para acompanhamento de egressos! In: Blog Saraiva. 2022. Acesso em: 04 de agosto de 2023. Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/acompanhamento-de-egressos/.
VIEIRA, D. A.; CAIRES, S.; COIMBRA, J. L. Do ensino superior para o trabalho: o contributo dos estágios para a inserção profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, n. 1, p. 29-36, 2011.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Desempenho recente do mercado de trabalho e perspectivas. 2022. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/2022/03/desempenho-recente-do-mercado-de-trabalho-e-perspectivas-2/.
MOROSINI, M. V. G. C.; FONSECA, A. F. Revisão da Política Nacional de Atenção Básica numa hora dessas? Cad. Saúde Pública. In: SciELO em Perspectiva: Humanas. 2017. Disponível em: http://www. scielo.br/scielo.php?scrip. Acesso em: 30 de outubro de 2023.
MENDES; SILVEIRA; GALVÃO. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. In: SciELO em Perspectiva: Humanas. 2008 Disponível em: humanas.blog.scielo.org. Acesso em: 30 de outubro de 2023.
BENEFIELD, L. E. Implementing evidence-based practice in home care. Home Healthc Nurse, v. 21 n. 12, p. 804-809, 2003.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep (outubro 2023). Censo da Educação Superior 2022. ttps://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/censo-da-educacao-superior-2022-notas-estatisticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Christiane Quatrin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).