Educação como despertar do Humano, gerando novas perspectivas de vida
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.v14i25.740Palavras-chave:
educação, cidadania, Aprendizagem AtivaResumo
Este artigo apresenta a avaliação do impacto do projeto Jovens Caminhos, realizado em comunidades de Mauá e Santo André, cidades integrantes da Região Metropolitana da Grande São Paulo. São apresentadas informações socioeconômicas dessas comunidades com foco em densidade demográfica, situação de vulnerabilidade e renda média por domicílio. Para as diferentes comunidades, foram oferecidos cursos de Lógica de Programação e Desenvolvimento de Sites, além de disciplinas de Cidadania e Sustentabilidade e Orientação de Carreiras. Dados os desafios de heterogeneidade das turmas, defasagem escolar, e necessidade de letramento computacional dos participantes, foram adaptadas diversas abordagens da Metodologia de Aprendizagem Ativa, encontradas na literatura mais recente. Os resultados do projeto foram muito positivos em relação ao desempenho geral dos estudantes participantes, como também pela sua inserção no mercado de trabalho e continuidade dos estudos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASSCOM. Relatório de Diversidade. Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), Outubro 2024. 2024. Disponível em: https://brasscom.org.br/inteligencia/relatorios-de-diversidade/. Acesso em: 17 nov. 2024.
CORNELL UNIVERSITY. Center for Teaching Innovation: Active Learning Initiative. c2012. Disponível em:
https://teaching.cornell.edu/programs/faculty-instructors/active-learning-initiative. Acesso em: nov. 2024.
CORNELL UNIVERSITY. Center for Teaching Innovation: Active Learning. c2020. Disponível em:
https://teaching.cornell.edu/teaching-resources/active-collaborative-learning/active-learning#:~:text=Active%20learning%20methods%20ask%20students,words%20through%20writing%20and%20discussion. Acesso em: nov. 2024.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama das Cidades. c2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/santo-andre/panorama. Acesso em: ago. 2024.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Dados. Brasil, 2010. Base de Dados em formato shapefile.
Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/malhas-territoriais/26565-malhas-de-setores-censitarios-divisoes-intramunicipais.html?edicao=26589&t=downloads. Acesso em: 19 ago. 2024.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2022. Dados. Brasil, 2022. Base de Dados em formato shapefile. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/downloads-geociencias.html?caminho=organizacao_do_territorio/malhas_territoriais/malhas_de_setores_censitarios__divisoes_intramunicipais/censo_2022_preliminar/setores/shp/UF. Acesso em: 19 ago. 2024.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022. Agregados por Setores Censitários preliminares: População e Domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2024. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/downloads-estatisticas.html?caminho=Censos/Censo_Demografico_2022/Agregados_por_Setores_Censitarios_preliminares/agregados_por_setores_xlsx/UF. Acesso em: 19 ago. 2024.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Agregados por Setores Censitários. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Resultados_do_Universo/Agregados_por_Setores_Censitarios/SP_Capital_20231030.zip. Acesso em: 19 ago. 2024.
Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em: ago. 2024.
FREEMAN, S. et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics, Proc. Natl. Acad. Sci., U.S.A., v. 111, n. 23, p. 8410-8415, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1073/pnas.1319030111.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2005.
MAUÁ. Perfil do Município. Disponível em: https://www.maua.sp.gov.br/informacoes/perfilatual.aspx. Acesso em: ago. 2024.
SANTO ANDRÉ. Prefeitura de Santo André. Disponível em: https://web.santoandre.sp.gov.br/portal/servicos/1001/historia-de-santo-andre/. Acesso em: ago. 2024.
THEOBALD, E. J. et al. Active learning narrows achievement gaps for underrepresented students in undergraduate science, technology, engineering, and math. Proc. Natl. Acad. Sci., U.S.A., v. 117, n. 12, p. 6476-6483, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1073/pnas.1916903117.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tereza Cristina de Carvalho, Walter Akio Goya, Ana Maria Luz, Wanderley Macedo dos Anjos, Araci Musolino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).