Educação como despertar do Humano, gerando novas perspectivas de vida

Autores

  • Tereza Cristina de Carvalho Faculdade Antonio Meneghetti / Universidade de São Paulo / Université Panthéon-Sorbonne
  • Walter Akio Goya Universidade de São Paulo
  • Ana Maria Luz Instituto GEA
  • Wanderley Macedo dos Anjos Instituto GEA
  • Araci Musolino Instituto GEA

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.v14i25.740

Palavras-chave:

educação, cidadania, Aprendizagem Ativa

Resumo

Este artigo apresenta a avaliação do impacto do projeto Jovens Caminhos, realizado em comunidades de Mauá e Santo André, cidades integrantes da Região Metropolitana da Grande São Paulo. São apresentadas informações socioeconômicas dessas comunidades com foco em densidade demográfica, situação de vulnerabilidade e renda média por domicílio. Para as diferentes comunidades, foram oferecidos cursos de Lógica de Programação e Desenvolvimento de Sites, além de disciplinas de Cidadania e Sustentabilidade e Orientação de Carreiras. Dados os desafios de heterogeneidade das turmas, defasagem escolar, e necessidade de letramento computacional dos participantes, foram adaptadas diversas abordagens da Metodologia de Aprendizagem Ativa, encontradas na literatura mais recente. Os resultados do projeto foram muito positivos em relação ao desempenho geral dos estudantes participantes, como também pela sua inserção no mercado de trabalho e continuidade dos estudos.

Biografia do Autor

Tereza Cristina de Carvalho, Faculdade Antonio Meneghetti / Universidade de São Paulo / Université Panthéon-Sorbonne

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora na Universidade de São Paulo (USP) e professora convidada na Université Panthéon-Sorbonne/França.

Walter Akio Goya, Universidade de São Paulo

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP).

Ana Maria Luz, Instituto GEA

Mestra em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP).

Wanderley Macedo dos Anjos, Instituto GEA

Especialista em Meio Ambiente e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Araci Musolino, Instituto GEA

Graduada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

Referências

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

de Carvalho, T. C., Akio Goya, W., Maria Luz, A., Macedo dos Anjos, W., & Musolino, A. (2024). Educação como despertar do Humano, gerando novas perspectivas de vida. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 14(25), 59–78. https://doi.org/10.18815/sh.v14i25.740