Método Ontopsicológico: contribuições à formação continuada na perspectiva de professores do ensino superior
Method ontopsychological: contributions to continuing education in professors perspective from university education

Carmen Ivanete D`Agostini Spanhol, Noemi Boer

Resumo


Neste artigo, tem-se por objetivo compreender a contribuição da formação continuada, na perspectiva do Método Ontopsicológico, para o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior, bem como averiguar sua repercussão na prática pedagógica desses profissionais. Os participantes da pesquisa foram seis professores universitários, com idade e tempo de serviço variado. Os dados foram coletados por meio de entrevista narrativa, com recoleta de informações. O enquadramento teórico compreende, além de autores de referência na área educacional, a obra de Meneghetti, idealizador da ciência e do método ontopsicológico. Constata-se que a metanóia, como técnica de revisão constante do modo de pensar, possibilita autoconhecimento, desenvolvimento da consciência e da intuição, elementos essenciais à compreensão da dinâmica da aula e do aluno enquanto sujeito em formação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.91

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.