Método Ontopsicológico: contribuições à formação continuada na perspectiva de professores do ensino superior<br>Method ontopsychological: contributions to continuing education in professors perspective from university education

Autores

  • Carmen Ivanete D`Agostini Spanhol Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus de Curitiba II.
  • Noemi Boer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.91

Resumo

Neste artigo, tem-se por objetivo compreender a contribuição da formação continuada, na perspectiva do Método Ontopsicológico, para o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior, bem como averiguar sua repercussão na prática pedagógica desses profissionais. Os participantes da pesquisa foram seis professores universitários, com idade e tempo de serviço variado. Os dados foram coletados por meio de entrevista narrativa, com recoleta de informações. O enquadramento teórico compreende, além de autores de referência na área educacional, a obra de Meneghetti, idealizador da ciência e do método ontopsicológico. Constata-se que a metanóia, como técnica de revisão constante do modo de pensar, possibilita autoconhecimento, desenvolvimento da consciência e da intuição, elementos essenciais à compreensão da dinâmica da aula e do aluno enquanto sujeito em formação.

Biografia do Autor

Carmen Ivanete D`Agostini Spanhol, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus de Curitiba II.

Doutora em Educação (UDELMAR-CL/Revalidação UFSCar - SP). Mestre em Psicologia (PUCRS). Especialização Profissional em Psicologia com abordagem Ontopsicológica (UESP – RU). Professora Adjunta da UNESPAR- Campus de Curitiba II/PR, Curitiba, PR e colaboradora da Antônio Meneghetti Faculdade, Recanto Maestro/RS – Brasil, e-mail: carmen.spanhol@unespar.edu.br  e/ou  carmenspanhol@terra.com.br

Noemi Boer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Mestre em Educação pela UFSM. Docente do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, RS e do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI), Campus de Santo Ângelo, RS.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Spanhol, C. I. D., & Boer, N. (2015). Método Ontopsicológico: contribuições à formação continuada na perspectiva de professores do ensino superior<br>Method ontopsychological: contributions to continuing education in professors perspective from university education. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 5(7), 53–69. https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.91

Edição

Seção

Ontopsicologia