AS VARIÁVEIS NECESSIDADE E OPORTUNIDADE E SUAS INFLUÊNCIAS NA ABERTURA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CAMPO NO CENTRO COMERCIAL DE MACAPÁ-AP

Aléxia Galvão Assunção, Filipe dos Anjos Queiroz, Robson Antônio Tavares Costa

Resumo


Muitos estudos têm apontado que o empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento da economia. Mesmo antes de ser definido o que é empreender, determinadas praticas já eram determinantes para a sobrevivência humana. O artigo busca através de um estudo quantitativo e qualitativo em micro e pequenas empresas do centro comercial do Município de Macapá-AP, analisar a influência das variáveis necessidade e oportunidade para o surgimento de novos empreendimentos. Os resultados sugerem que esses dois fatores são importantes para o surgimento de novos empreendimentos, mas, a necessidade se mostrou consideravelmente mais decisiva frente a outros fatores para o ingresso de indivíduos no comércio da referida região.

 


Palavras-chave


Empreendedorismo; Necessidade; Oportunidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.201

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.