FORMAÇÃO INTEGRAL PARA O PROTAGONISMO RESPONSÁVEL: AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO DO JOVEM NO RECANTO MAESTRO

Ricardo Schaefer

Resumo


Esta pesquisa de desenvolvimento teórico tem o objetivo de resgatar passagens teóricas e práticas expostas pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti relacionadas à formação de jovens no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, cujos projetos educacionais estão baseados na pedagogia ontopsicológica e epicentrados na Antonio Meneghetti Faculdade. O escopo é identificar as principais dimensões que permitem uma formação integral para o desenvolvimento do protagonismo responsável nos jovens. As fontes de pesquisa englobaram materiais publicados em vida por Antonio Meneghetti, materiais inéditos pertencentes ao acervo audiovisual da Fundação Antonio Meneghetti e pesquisas anteriores que investigaram a temática. A partir desse levantamento, chegou-se a cinco dimensões que, desenvolvidas de modo conjunto, complementar e progressivo, permitem uma formação integral ao protagonismo responsável: o estudo, o trabalho, a alta moralidade, a ciência e a internacionalidade.

Palavras-chave: formação integral, protagonismo responsável, pedagogia ontopsicológica, formação de jovens, Antonio Meneghetti Faculdade, Recanto Maestro.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.222

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Saber Humano, ISSN-E 2446-6298, Restinga Sêca-RS, Brasil.

Licença Creative Commons
Saber Humano de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.