FORMAÇÃO INTEGRAL PARA O PROTAGONISMO RESPONSÁVEL: AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO DO JOVEM NO RECANTO MAESTRO
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.222Resumo
Esta pesquisa de desenvolvimento teórico tem o objetivo de resgatar passagens teóricas e práticas expostas pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti relacionadas à formação de jovens no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, cujos projetos educacionais estão baseados na pedagogia ontopsicológica e epicentrados na Antonio Meneghetti Faculdade. O escopo é identificar as principais dimensões que permitem uma formação integral para o desenvolvimento do protagonismo responsável nos jovens. As fontes de pesquisa englobaram materiais publicados em vida por Antonio Meneghetti, materiais inéditos pertencentes ao acervo audiovisual da Fundação Antonio Meneghetti e pesquisas anteriores que investigaram a temática. A partir desse levantamento, chegou-se a cinco dimensões que, desenvolvidas de modo conjunto, complementar e progressivo, permitem uma formação integral ao protagonismo responsável: o estudo, o trabalho, a alta moralidade, a ciência e a internacionalidade.
Palavras-chave: formação integral, protagonismo responsável, pedagogia ontopsicológica, formação de jovens, Antonio Meneghetti Faculdade, Recanto Maestro.
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