O perfil dos jovens colaboradores para o processo de profissionalização e descentralização da empresa<BR>

Autores

  • João Carlos Leonardi Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).
  • Estela Maris Giordani Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.38

Palavras-chave:

Pedagogia ontopsicológica. Life long learning. Formação do jovem.

Resumo

Este trabalho problematiza a relação do trabalho e da formação dos jovens em um processo de profissionalização e descentralização da gestão empresarial como forma de garantir a manutenção dos principais valores e referências do líder empreendedor, pois a empresa deve ter a sua identidade (MENEGHETTI, 2007, 2010). Fundamentado em Meneghetti (2003, 2005, 2007, 2009), Schiessl e Sarriera (2004), Câmara e Sarriera (2001), Martins (1997), Borges e Coutinho (2010), Morin, Tonelli e Pliopas (2007) discute-se o problema do jovem e a sua relação com o trabalho. Trata-se de um estudo de caso de cunho exploratório que considera as variáveis quali-quantitativas. Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado a 32 jovens de uma empresa do setor de construção civil do estado de São Paulo. O objetivo foi compreender os aspectos do modo de pensar destes jovens antes e depois do ingresso na empresa e também identificar se tais características atuais estão em consonância com os valores da empresa em que trabalham, tendo em vista que esta deseja investir em um programa de formação do tipo life long learning. Os resultados demonstram que as características principais dos jovens indicam a possibilidade de mudanças para a renovação da empresa, a gestão meritocrática e a profissionalização da equipe. Conclui-se que os jovens possuem identidade com os valores da empresa.

Biografia do Autor

João Carlos Leonardi, Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

engenheiro civil, empresário, Diretora na Leonardi Construção Industrializada Ltda., pós-graduado em MBA O Empreendedor e a Cultura Humanista, cursando Especialização em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF) e cursando Especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia. 

Estela Maris Giordani, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

: pedagoga, professora universitária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisadora e professora convidada da graduação e pós-graduação da Faculdade Antonio Meneghetti; Mestre em Educação (UFRGS), Doutora em Educação (UNICAMP), Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia. 

Downloads

Publicado

2013-03-23

Como Citar

Leonardi, J. C., & Giordani, E. M. (2013). O perfil dos jovens colaboradores para o processo de profissionalização e descentralização da empresa<BR>. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 3(4), 32–36. https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.38

Edição

Seção

Artigo