O perfil dos jovens colaboradores para o processo de profissionalização e descentralização da empresa<BR>
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2013v3n4.38Palavras-chave:
Pedagogia ontopsicológica. Life long learning. Formação do jovem.Resumo
Este trabalho problematiza a relação do trabalho e da formação dos jovens em um processo de profissionalização e descentralização da gestão empresarial como forma de garantir a manutenção dos principais valores e referências do líder empreendedor, pois a empresa deve ter a sua identidade (MENEGHETTI, 2007, 2010). Fundamentado em Meneghetti (2003, 2005, 2007, 2009), Schiessl e Sarriera (2004), Câmara e Sarriera (2001), Martins (1997), Borges e Coutinho (2010), Morin, Tonelli e Pliopas (2007) discute-se o problema do jovem e a sua relação com o trabalho. Trata-se de um estudo de caso de cunho exploratório que considera as variáveis quali-quantitativas. Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado a 32 jovens de uma empresa do setor de construção civil do estado de São Paulo. O objetivo foi compreender os aspectos do modo de pensar destes jovens antes e depois do ingresso na empresa e também identificar se tais características atuais estão em consonância com os valores da empresa em que trabalham, tendo em vista que esta deseja investir em um programa de formação do tipo life long learning. Os resultados demonstram que as características principais dos jovens indicam a possibilidade de mudanças para a renovação da empresa, a gestão meritocrática e a profissionalização da equipe. Conclui-se que os jovens possuem identidade com os valores da empresa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).