LIFELONG LEARNING E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO EMANCIPATÓRIO

Taís Steffenello Ghisleni, Elsbeth Léia Spode Becker, George de Salles Canfield

Resumo


Neste artigo objetivou-se apresentar o ensino no Brasil, a metacognição e o ensino emancipatório e a importância do Lifelong Learning no contexto do mundo pós-moderno. O artigo apresenta, incialmente, uma breve contextualização do ensino no Brasil, da pedagogia do Ratio Studiorum à metacognição e, na sequência, evidencia a importância conceitual e os desdobramentos práticos do Lifelong Learning no ambiente de ensino contemporâneo. Para tanto, apresenta primeiramente os principais conceitos em relação a temática; a sua relação com a essência do ser humano; a sua relevância educacional; os seus efeitos sociais e econômicos e, por fim, o estudo da aplicação prática de seus preceitos no ambiente de ensino para adultos. A pesquisa foi embasada no método dialético que possibilita a compreensão e explicação dos problemas e das contradições do tema abordado. No percurso da história da educação brasileira percebeu-se que nas últimas décadas do século XX ocorre a transição da pedagogia tradicional para a metacognição e, aliando o contexto histórico da educação no Brasil, do período colonial até a contemporaneidade, conclui-se que o Lifelong Learning apresenta grande relevância no âmbito acadêmico, pessoal e profissional, projetando importantes mudanças na pedagogia e na estrutura educacional para contribuir com o ensino emancipatório.

Palavras-chave


Aprendizagem consciente; Metacognição; Espaço vivido

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DOI: https://doi.org/10.18815/sh.2020v10n16.407

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