SATISFAÇÃO DO USUÁRIO NO ATENDIMENTO DE SAÚDE NO SERVIÇO PÚBLICO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n18.480

Palavras-chave:

satisfação do usuário, atendimento, saúde, serviço público, instrumento.

Resumo

O objetivo deste estudo é fazer um levantamento do estado da arte dos instrumentos que têm sido utilizados para estudar a satisfação no atendimento dos usuários do serviço público de saúde brasileiro. Para alcançar este objetivo foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura. A pesquisa foi feita nas bases: SciELO, Scopus e Bireme, tendo no início 166 documentos, os quais após processo de seleção, obteve-se portfolio final de 18 artigos. Os textos foram categorizados por temas, sendo possível averiguar que os ambientes que ocorrem mais pesquisa de satisfação são nas Unidades de Atenção Primária, na Atenção Básica e Ambientes Hospitalares. Os instrumentos variaram desde questionários próprios sem validação, até questionários validados internacionalmente quanto nacionalmente. Por fim constatou-se que a satisfação do usuário no atendimento possui multidimensões, e que mesmo quando é difícil aferi-la, ela pode contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Biografia do Autor

Aline Garcia Pereira, UFSC/PPGEP

Graduada em Tecnologia da Radiologia, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Foi bolsista PIBIT-Cnpq durante o período de agosto de 2008 a julho de 2009, e bolsista PIBIC- Cnpq, no período de agosto de 2009 a julho de 2010. Trabalhou na Diretoria da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, como Consultora Técnica Especializada no projeto SINAN (2010-2014). Fez mestrado em Engenharia de Produção na UFSC. Atualmente faz Doutorado em Engenharia de Produção UFSC e faz parte do Grupo de Pesquisa G-METTA- Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC-CNPq).

Lizandra Garcia Lupi Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - PPGEP

Arquiteta e Urbanista e Engenheira de Segurança do Trabalho, com Mestrado (2001) e Doutorado (2005) na área de Ergonomia pela Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada na Graduação (DEPS) e Pós-graduação (PPGEP) na Engenharia de Produção e Arquitetura (PosARQ) da UFSC. Líder do grupo de pesquisa GMETTA - Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC-CNPq), e Ergonomista Pesquisadora (nível Senior) certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). Atua como Editora Chefe da Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial - IJIE (Iberoamerican Journal of Industrial Engineering). Desenvolve pesquisas nas temáticas: Ergonomia na Saúde e Segurança, Acessibilidade, Tecnologias Assistivas, Lean-Ergonomics e Experiência do Usuário.

Lizandra Garcia Lupi Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - PPGEP

Arquiteta e Urbanista e Engenheira de Segurança do Trabalho, com Mestrado (2001) e Doutorado (2005) na área de Ergonomia pela Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada na Graduação (DEPS) e Pós-graduação (PPGEP) na Engenharia de Produção e Arquitetura (PosARQ) da UFSC. Líder do grupo de pesquisa GMETTA - Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC-CNPq), e Ergonomista Pesquisadora (nível Senior) certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). Atua como Editora Chefe da Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial - IJIE (Iberoamerican Journal of Industrial Engineering). Desenvolve pesquisas nas temáticas: Ergonomia na Saúde e Segurança, Acessibilidade, Tecnologias Assistivas, Lean-Ergonomics e Experiência do Usuário.

Referências

ALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. Oi. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 16, n. 7, p. 3061-3068, July 2011.

ALMEIDA, R. S. de; BOURLIATAUX-LAJOINIE, S.; MARTINS, M. Satisfaction measurement instruments for healthcare service users: a systematic review. Cadernos de saude publica, v. 31, n. 1, p. 11-25, 2015.

AKERMAN, M.; NADAVOSKY, P. Avaliação dos Serviços de Saúde - Avaliar o quê? Caderno de Saúde Pública, v. 8, n.4, p. 361-365.1992.

ARAKAWA, A. M. et al . Percepção dos usuários do sus: expectativa e satisfação do atendimento na Estratégia de Saúde da Família. Rev. CEFAC, São Paulo , v. 14, n. 6, p. 1108-1114, Dec. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000600012&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. Epub Feb 14, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000010.

ASSEFA, F.; MOSSE, A.; HAILEMICHAEL,Y. Assessment of Clients´ Satisfaction with Health Service Deliveries at Jimma University Specialized Hospital.Ethiop j. Health Sci., v.21, n. 2, p. 101-109, 2011.

ATKINSON, S. J. Anthropology in research on the quality of the health services. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n.3, 1993.

ATKINSON, S.; HARAN, D. Individual and district scale determinants of users´satisfaction with primary health care in developing countries. Social Science & Medicine, Oxford, v. 60, n. 3, p. 501-513, 2005.

ATKINSON, S.; MEDEIROS, R. L. Explanatory models of influences on the construction and expression of user satisfaction. Social Science & Medicine, Oxford, v. 68, n. 11, p. 2089-2096, 2009.

BASTOS, G. A. N.; FASOLO, L. R. Fatores que influenciam a satisfação do paciente ambulatorial em uma população de baixa renda: um estudo de base populacional. Rev. bras. epidemiol., São Paulo , v. 16, n. 1, p. 114-124, Mar. 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2013000100114&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000100011.

BENAZZI, L. E. B.; FIGUEIREDO, A. C. L.; BASSANI, D. G. Avaliação do usuário sobre o atendimento oftalmológico oferecido pelo SUS em um centro urbano no sul do Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 15, n. 3, p. 861-868, May 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000300029&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300029.

BORDIN, D. et al . Estudo comparativo da satisfação de usuários e profissionais da saúde com o serviço público odontológico. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 22, n. 1, p. 151-160, Jan. 2017 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017000100151&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017221.13522015

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. de A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Soc, v. 5, n. 11, p. 121-36, 2011.

BRANDÃO, A. L. R. B. S.; GIOVANELLA, L.; CAMPOS, C. E. A. Avaliação da atenção básica pela perspectiva dos usuários: adaptação do instrumento EUROPEP para grandes centros urbanos brasileiros. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n.1, p. 103-114. 2013.

BRASIL. ABPM. BPM CBOK V3. 0: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio-Corpo Comum de Conhecimento. 2ª edição, 2013.

CHILE, Departamento de Participación Social e Trato al Usuario, Subsecretaria de Redes Asistenciales. Ministerio de Salud (MINSAL). Medición Nacional de Satisfacción Usuaria em la Res Pública de Salud de Chile.2009.

DIAS, O. V. et al . As dimensões da satisfação dos usuários do Programa Saúde da Família: confiabilidade e empatia. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 24, n. 2, p. 225-231, 2011 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000200011&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000200011.

DICIONÁRIO AURÉLIO. "Satisfação", in Dicionário Aurélio, Publicado em 24/09;2016, revisado em 27/02/2017. Disponível em:

https://dicionariodoaurelio.com/satisfacao›. Acesso em: 20 Jun. 2017

DONABEDIAN, A. Evaluating the quality of medical care. Milbank Mem Fund Q., 1966, v. 44, n.3 Suppl, p. 166-206.

DONABEDIAN, A. The quality of care. How can it be assessed? JAMA, v. 26, n. 12, p. 1743-48, 1988.

DONABEDIAN, A. The Quality of Medical Care: A Concept in Search of a Definition. The journal of family practice, v.9, n. 2, p. 277-284, 1979.

DONABEDIAN, A. The seven pillars of quality. Archives of pathology & laboratory medicine, v. 114, n. 11, p. 1115-1118, 1990.

DORIGAN, G. H.; OLIVEIRA, H. C.; GUIRARDELLO, E. de B. FATORES PREDITORES DAS EXPERIÊNCIAS E DA SATISFAÇÃO DO PACIENTE EM UNIDADES MÉDICO-CIRÚRGICAS. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 24, n. 4, p. 1003-1008, Dec. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000401003&lng=en&nrm=iso>. access on 03 July 2017. Epub Nov 24, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/0104-0707201500002520014.

DORIGAN, G. H.; GUIRARDELLO, E. de B. Tradução e adaptação cultural do Newcastle Satisfaction with Nursing Scales para a cultura brasileira . Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 47, n. 3, p. 562-568, June 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000300562&lng=en&nrm=iso>. access on 03 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000300006.

ESPERIDIAO, M. A.; TRAD, L. A. B. Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 22, n. 6, p. 1267-1276, June 2006 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000600016&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2006000600016.

ESPERIDIAO, M.; VIEIRA-DA-SILVA, L. M.. Posição social e julgamento dos serviços de saúde pelos usuários. Saude soc., São Paulo , v. 25, n. 2, p. 381-391, June 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902016000200381&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-1290201614841

FITZPATRICK, R.; HOPKINS, A. Problems in the conceptual framework of patient satisfaction research: na empirical exploration. Sociology of Health and Illness, v. 5, n.3, 1983.

FORCELLINI, F. A. Desenvolvimento de Serviços. Notas de aula. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.

FREITAS, J. S. de et al . Quality of nursing care and satisfaction of patients attended at a teaching hospital. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 22, n. 3, p. 454-460, June 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692014000300454&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3241.243

FREZ, A. R.; NOBRE, M. I. R. de S. Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública. Fisioter. mov. (Impr.), Curitiba , v. 24, n. 3, p. 419-428, Sept. 2011 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502011000300006&lng=en&nrm=iso>. access on 03 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502011000300006.

GANONG, L. H. Integrative reviews of nursing research. Res Nurs Health. v. 10, n. 1, p. 1-11, 1987.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOLDSTEIN, MS.; ELLIOTT, S. D.; GUCCIONE, A. A. The development of an instrument to measure satisfaction with physical therapy. Phys. Ther., v. 80, n.9, p. 853-63, 2000.

GONÇALVES, J. E. L. Processo, que processo?. Revista de administração de empresas, v. 40, n. 4, p. 8-19, 2000.

GREENSLADE, J. H.; JIMMIESON, N. L. Organizational factors impacting on patient satisfaction: A cross sectional examination of service climate and linkage to nurses´effort and performance. J Nurs Stud., v. 48, n. 10, p. 1188-98, 2011.

JESUS, P. B. R.; CARVALHO, D. V. Percepção de usuários de unidade de saúde da família sobre a assistência à saúde: uma contribuição de enfermagem. REME Rev Min Enferm. v.6, n.1/2, p. 48-56, 2002.

KITAMURA, E. S. et al . Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 25, n. 1, p. 137-148, Mar. 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222016000100137&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000100014.

LIMA, C. de A. et al . Qualidade dos prontos-socorros e prontos-atendimentos: a satisfação dos usuários. Einstein (São Paulo), São Paulo , v. 13, n. 4, p. 587-593, Dec. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082015000400587&lng=en&nrm=iso>. access on 03 July 2017. Epub Aug 25, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082015GS3347.

LINDER-PELZ, S.; STRUENING, E. L. The multimensionality of patient satisfaction with clinic visit. J Community Health, v. 10, n.1, p. 42-54.

LOPES, Juliana de Lima et al . Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 22, n. 2, p. 136-141, 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002009000200004&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000200004.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.

LYU, H.; WICK, E. C.; HOUSMAN, M.; FREISCHLAG, J.A; MAKARY. M. A. Patient satisfaction as a possible indicator of quality surgical care. JAMA SURG., v. 148, n. 4, p.362-7, 2013.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. V. Fundamentos de metodologia científica. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MATTOS, C. B. M. de; SCHLINDWEIN, V. de L. D. C. "EXCELÊNCIA E PRODUTIVIDADE": NOVOS IMPERATIVOS DE GESTÃO NO SERVIÇO PÚBLICO. Psicol. Soc., Belo Horizonte , v. 27, n. 2, p. 322-331, ago. 2015 .

MENDES, A. da C. G. et al . Avaliação da satisfação dos usuários com a qualidade do atendimento nas grandes emergências do Recife, Pernambuco, Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife , v. 9, n. 2, p. 157-165, June 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292009000200005&lng=en&nrm=iso>. access on 03 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292009000200005.

MENDONÇA, K. M. P. P.; GUERRA, R. O. D esenvolvimento e validação de um instrumento de medida de satisfação do paciente com a fisioterapia. Rev. Bras. Fisioter., v. 11, n.5, p. 369-76, 2007.

MISHIMA, S. M. et al . Client satisfaction from the perspective of responsiveness: strategy for analysis of universal systems?. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 24, e2674, 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692016000100306&lng=en&nrm=iso>. access on 03 July 2017. Epub Mar 04, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1089.2674.

MODES, P. S. S. dos A.; GAIVA, M. A. M. Satisfação das usuárias quanto à atenção prestada à criança pela rede básica de saúde. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 17, n. 3, p. 455-465, Aug. 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300455&lng=en&nrm=iso>. access on 03 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000300008.

MOIMAZ, S. A. S.; MARQUES, J. A. M.; SALIBA, O.; GARBIN, C. A. S.; ZINA, L. G.; NEMRE, A. S. Satisfaction and perception of SUS users on the public health service. Physis., v. 20, n. 4, p. 1419-40, 2010.

OLIVEIRA, D. F. de et al . Quality of health care: patient satisfaction in a university hospital.Arq. Bras. Oftalmol., São Paulo , v. 69, n. 5, p. 731-736, Oct. 2006 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492006000500021&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492006000500021.

OLIVEIRA, M. L.; VERGARA, L. G. L. A influência do Lean Healthcare para gestão hospitalar. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, v. 10, n. 17, p. 141-164, 2020.

PAIVA, M. B. P.de et al . Uma contribuição para a avaliação da Atenção Primária à Saúde pela perspectiva do usuário. Physis, Rio de Janeiro , v. 25, n. 3, p. 925-950, Sept. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000300925&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312015000300013.

PALHA, P. F. et al . Acesso aos serviços de atenção à tuberculose: análise da satisfação dos doentes. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 46, n. 2, p. 342-348, Apr. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000200011&lng=en&nrm=iso>. access on 03 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200011.

PASQUALI, L. Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Porto Alegre, Brasil: Artmed. 2010.

PASQUALI, L. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. SPE, p. 992-999, 2009.

PASQUALI, L. (Org.). Técnicas de exame psicológico – TEP. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

PAZ, Elisabete Pimenta Araujo et al . Adaptação transcultural do questionário de satisfação com os cuidados primários de saúde. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 27, n. 5, p. 419-426, Oct. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000500006&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400070.

PEIXOTO, S. F.; MARSIGLIA, R. M. G.; MORRONE, L. Atribuições de uma ouvidoria: opinião de usuários e funcionários. Saude soc., São Paulo , v. 22, n. 3, p. 785-794, Sept. 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902013000300012&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902013000300012.

PRIMI, R.; MUNIZ, M.; NUNES, C. H. S. S. Definições contemporâneas de validade de testes psicológicos. Em C. S. Hutz. (Ed.), Avanços e polêmicas em avaliação psicológica (Vol. 1, pp. 243-265). São Paulo: Casa do Psicólogo. 2009.

PROTASIO, A. P. L. et al . Satisfação do usuário da Atenção Básica em Saúde por regiões do Brasil: 1º ciclo de avaliação externa do PMAQ-AB. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 22, n. 6, p. 1829-1844, June 2017 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017002601829&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017226.26472015.

RAHMQVIST, M.; BARA, A. C. Patient characteristics and quality dimensions related to patient satisfaction. Int. J. Qual. Health Care, v. 22, n.2, p.: 86-92, 2010.

RAYMUNDO, V. P. Construção e validação de instrumentos: um desafio para a psicolinguística. Letras de Hoje, v. 44, n. 3, p. 86-93, 2009.

RODRIGUES, A. V. D. et al . Responsividade do serviço de enfermagem na visão do cliente. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 46, n. 6, p. 1446-1452, Dec. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000600023&lng=en&nrm=iso>. access on 02 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000600023.

ROUSH, S. E.; SONSTROEM, R. J. Development of the physical therapy outpatient satisfaction survey (PTOPS). Phys Ther. v. 79, n. 2, p.159-70, 1999.

WESTAWAY, M. S.; RHEEDER, P. van ZYL, D. G.; SEAGER, J. R. Interpersonal and organizational dimensions of patient satisfaction: the moderating effects of health status Int J. Qual. Health Care, v. 15, n. 4, p. 337-44, 2003.

SCHMIDT, S. M.; MÜLLER, F. M.; SANTOS, E.; CERETTA, P. S.; GARLET, V.; SCHMITT, S. Análise da satisfação dos usuários de um hospital universitário. Saúde Debate,v. 38, n. 101, p. 305-17, 2014.

VASCONCELLOS, M. J. E. de. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Papirus Editora, 2010.

WATCHER, R. M.; PRONOVOST, P.; SHEKELLE, P. Strategies to improve patient safety: the evidence base matures. Ann Intern. Med., v. 158, n. 5 (parte 1), p. 350-2, 2013.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, Oxford, v. 52, n. 5, p. 546-553, Dec. 2005.

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Downloads

Publicado

2021-07-19

Como Citar

Pereira, A. G., Vergara, L. G. L., & Vergara, L. G. L. (2021). SATISFAÇÃO DO USUÁRIO NO ATENDIMENTO DE SAÚDE NO SERVIÇO PÚBLICO BRASILEIRO. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 11(18). https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n18.480

Edição

Seção

Administração