Inclusão escolar e formação docente: caminhos possíveis

Autores

  • Luciana Alves Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Priscila dos Santos Ebling Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n21.547

Palavras-chave:

Docência. Inclusão Escolar. Formação continuada.

Resumo

A inclusão escolar é tema recorrente nos espaços escolares, bem como em trabalhos acadêmicos. Diante de tal temática e da necessidade de seguir repensando-a, surge o propósito desta presente investigação: problematizar os conhecimentos produzidos em teses e dissertações sobre a inclusão escolar em um cenário de formação docente continuada. Para isso, foram analisados seis trabalhos acadêmicos que discorriam sobre a temática da inclusão escolar de alunos com deficiência na escola regular de ensino e que se preocupavam com a formação docente, são eles: Decker (2006), Piovenzi (2013), Sá (2014), Silva (2015), Dantas (2016) e Amaral (2019). Como resultados, destaca-se a relevância de repensar a formação tanto inicial como continuada (em cursos de nível de mestrado e doutorado), em aspectos concernentes à inclusão escolar de alunos com deficiência. Destaca-se, ainda, a busca por inspiração na formação dos profissionais das salas especializadas, conforme registrado no trabalho de Silva (2015). Ademais, como um caminho possível, reforça-se a necessidade de uma intensa parceria entre a universidade e a escola, a fim de minimizar entraves escolares, especialmente em um cenário com sequelas da pandemia de Covid-19. Nas considerações finais, apresenta-se, como sugestão e/ou alternativa, um projeto formativo piloto a ser realizado com os estudantes da pós-graduação, com o intuito de intensificar a parceria entre escola pública e universidade, a fim de se analisar, futuramente, os efeitos de tal projeto no campo educacional.

Biografia do Autor

Luciana Alves Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Especialista em Educação Especial e Inclusão, Licenciatura em Pedagogia, Mestranda em Educação pela UNISINOS e Professora da educação básica da rede pública do Estado de Mato Grosso. 

Priscila dos Santos Ebling, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestra em Eduação e Licenciatura em Letras/Português pela UNISINOS. É professora de Língua Portuguesa e Produção Textual na educação básica.

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

Oliveira, L. A., & Ebling, P. dos S. (2022). Inclusão escolar e formação docente: caminhos possíveis. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 12(21), 23–36. https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n21.547

Edição

Seção

Educação