Inclusão escolar e formação docente: caminhos possíveis

Autores/as

  • Luciana Alves Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Priscila dos Santos Ebling Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n21.547

Palabras clave:

Docência. Inclusão Escolar. Formação continuada.

Resumen

A inclusão escolar é tema recorrente nos espaços escolares, bem como em trabalhos acadêmicos. Diante de tal temática e da necessidade de seguir repensando-a, surge o propósito desta presente investigação: problematizar os conhecimentos produzidos em teses e dissertações sobre a inclusão escolar em um cenário de formação docente continuada. Para isso, foram analisados seis trabalhos acadêmicos que discorriam sobre a temática da inclusão escolar de alunos com deficiência na escola regular de ensino e que se preocupavam com a formação docente, são eles: Decker (2006), Piovenzi (2013), Sá (2014), Silva (2015), Dantas (2016) e Amaral (2019). Como resultados, destaca-se a relevância de repensar a formação tanto inicial como continuada (em cursos de nível de mestrado e doutorado), em aspectos concernentes à inclusão escolar de alunos com deficiência. Destaca-se, ainda, a busca por inspiração na formação dos profissionais das salas especializadas, conforme registrado no trabalho de Silva (2015). Ademais, como um caminho possível, reforça-se a necessidade de uma intensa parceria entre a universidade e a escola, a fim de minimizar entraves escolares, especialmente em um cenário com sequelas da pandemia de Covid-19. Nas considerações finais, apresenta-se, como sugestão e/ou alternativa, um projeto formativo piloto a ser realizado com os estudantes da pós-graduação, com o intuito de intensificar a parceria entre escola pública e universidade, a fim de se analisar, futuramente, os efeitos de tal projeto no campo educacional.

Biografía del autor/a

Luciana Alves Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Especialista em Educação Especial e Inclusão, Licenciatura em Pedagogia, Mestranda em Educação pela UNISINOS e Professora da educação básica da rede pública do Estado de Mato Grosso. 

Priscila dos Santos Ebling, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestra em Eduação e Licenciatura em Letras/Português pela UNISINOS. É professora de Língua Portuguesa e Produção Textual na educação básica.

Citas

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Publicado

2022-12-05

Cómo citar

Oliveira, L. A., & Ebling, P. dos S. (2022). Inclusão escolar e formação docente: caminhos possíveis. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 12(21), 23–36. https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n21.547

Número

Sección

Educação