Técnicas de criatividade e os seus possíveis impactos positivos ao processo de inovação: estudo de caso em uma empresa da agroindústria

Autores

  • Luciane Fatima Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná
  • Simone Zamin Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.630

Palavras-chave:

criatividade, inovação, técnicas de criatividade

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever os possíveis impactos positivos aos processos de inovação de uma empresa da agroindústria, a partir da aplicação de técnicas de criatividade desconhecidas pelo grupo de estudo. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada, bibliográfica e descritiva, cujos dados foram levantados a partir de questões abertas e fechadas, que caracterizaram a abordagem deste estudo como mista. A partir disso, foi possível verificar a percepção preliminar do grupo sobre o tema de criatividade, apresentar o conceito de criatividade e sua relação com a inovação ao grupo, e por fim, identificar e descrever as técnicas de criatividade totalmente desconhecidas pelos participantes do estudo, que totalizaram seis de trinta técnicas de criatividade apresentadas ao grupo. Ainda, o estudo demonstrou a importância do papel da gestão e dos colaboradores, nos processos criativos e inovadores das organizações, uma vez que as técnicas não são capazes de gerar tais benefícios sem o comprometimento e esforço de todos os envolvidos.

Biografia do Autor

Luciane Fatima Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Mestra em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialista em Gestão P´ública, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Graduada em Ciências Contábeis, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Técnica Administrativa em Educação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

Simone Zamin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (UNIOESTE), Pós-Graduanda em Gestão Estratégica de Análise de Dados pelo Instituto Superior de Administração e Economia / Sescoop (ISAE/Sescoop), Especialista em Gestão Empresarial e em Docência do Ensino Superior pela Univel Centro Universitário (Univel), Especialista em Marketing do Varejo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Especialista em Dinâmica dos Grupos pela Faculdade Monteiro Lobato (Fato), Graduada em Administração pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ). Analista de Projetos na área de Logística Integrada da Frimesa.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Alves, L. F., & Zamin, S. (2023). Técnicas de criatividade e os seus possíveis impactos positivos ao processo de inovação: estudo de caso em uma empresa da agroindústria. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(23), 84–101. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.630