Como gerir o tempo e a rotina de trabalho?
Uma proposta de aplicação da técnica Kanban e do aplicativo Trello para o planejamento pessoal
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.672Palavras-chave:
Kanban, planejamento estratégico pessoal, gestão do tempo, TrelloResumo
Atualmente com a nova era digital o tempo é um ativo valioso e precisa ser bem administrado, não somente no trabalho, mas também na vida pessoal. A insuficiência de tempo no dia a dia é um indicador de alerta, indícios de tarefas demasiadas, falta de objetivos ou ausência de prioridades. Com este cenário apresentado, tem-se por objetivo estudar como o Kanban pode auxiliar ao alinhamento entre a gestão de tempo e planejamento estratégico pessoal, com o intuito de torná-lo mais eficiente. Desse modo, uma proposta de aplicação da ferramenta em dois aplicativos (Excel e Trello) foi sugerida. Para teste e validação da proposta, um grupo de seis indivíduos de diferentes setores empresariais foi selecionado, no qual a lógica do Kanban foi aplicada e operacionalizada pelos aplicativos de apoio em suas rotinas pessoais e de trabalho. Os resultados encontrados indicam que a ferramenta é muito útil para o usuário, pois o profissional consegue visualizar suas demandas, organizar a equipe e ter um fluxo de trabalho visivelmente claro. Destaca-se que algumas adaptações precisam ser realizadas para melhorar sua eficiência em diferentes contextos de trabalho.
Referências
COSTA, C. Por que escrever um planejamento estratégico pessoal? 2005. Disponível em: http://www.plugmasters.com.br/sys/materias/279/1/Planejamento:-Por-que-escrever-um-Planejamento-estrat%E9gico-Pessoal%3F. Acesso em: 02 de novembro de 2022.
CLAESSENS, B. J. C.; VAN EERDE, W.; RUTTE, C. G.; ROE, R. A. review of the time management literature. Personnel Review, v. 36, n. 2, 255-276, 2007. doi: https://doi.org/10.1108/00483480710726136.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARTINS, G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. rev. aum. e atual. São Paulo: Saraiva, 2006.
FERNANDES, F. C. F.; GODINHO FILHO, M. Sistemas de coordenação de ordens: revisão, classificação, funcionamento e aplicabilidade. Revista Gestão & Produção, São Carlos, 2007.
ROBERTS, R. D.; SCHULZE, R.; MINSKY, J. The relation of time management dimensions to scholastic outcomes. Annual Meeting of the American Educational Research Association, San Francisco, CA, 2006.
MACCANN, C.; FOGARTY, G.; ROBERTS, R. D. Strategies for success in vocational education: Time management is more important for part-time than fulltime students. Learning and Individual Differences, v. 22, n. 2, 618-623, 2012. Disponível em: :https://doi.org/10.1016/j.lindif.2011.09.015.
WEERSMA, M. R.; WEERSMA, L. A.; RIBEIRO, E. C. Análise da implantação de sistema de informação a partir dos fatores críticos de sucesso na perspectiva de uma média empresa. In: X Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Ely
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).