O conceito de nostalgia de unidade e o sentimento do absurdo em O mito de Sísifo de Albert Camus
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.710Palavras-chave:
existência, nostalgia, absurdo, metafísicaResumo
O presente artigo tem como objetivo tratar sobre o conceito de nostalgia de unidade e o sentimento do absurdo. Estes dois conceitos participam de forma fundamental do pensamento existencial do filósofo franco-argelino Albert Camus. A partir da reflexão disposta por esses dois conceitos, buscamos responder a dois problemas que se apresentam: a) como se constitui a relação entre consciência e mundo fenomênico, e b) como a dinâmica do sentimento do absurdo e a unidade com o mundo formam uma leitura original do autor sobre questões clássicas da filosofia existencial. Justamente buscando responder essas questões, optamos por uma curadoria bibliográfica que se estende do texto O mito de Sísifo (1942) a obras secundárias e também textos de comentadores do autor.
Referências
BERNARDO, C. E. Humanae Absurdum: A Imagem do Humano na Obra de Albert Camus. Editora Appris, 2023.
CAMUS, A. O avesso e o direito. Tradução: Valerie Rumjanek. Editora Record, 2019.
CAMUS, A. O mito de Sísifo. Tradução: Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2018.
CAMUS, A. Bodas em Tipasa. Tradução: Sérgio Milliet. Editora Record, 2021.
DA SILVA DUARTE, A. As relações entre retorno e glória na Odisseia. Letras clássicas, n. 5, p. 89-97, 2001.
ELIADE, M. Origens, História E Sentido Na Religião. Perspectivas do Homem (As Culturas, As Sociedades) 34. Edições 70. Lisboa, 1989.
PAIVA, R. Nostalgia de unidade: uma intersecção entre a psicanálise, a filosofia e a literatura. Discurso, n. 39, p. 261-290, 2009.
PIMENTA, D. R. O absurdo Camusiano em "O mito de Sísifo". Jangada: crítica | literatura | artes, v. 6, n. 2, p. 52-67, 2018.
REYNOLDS, J. Existencialismo. Editora Vozes Limitada, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 alberto Luiz Silva de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).