A dimensão pedagógica do mal natural
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.v14i25.711Palavras-chave:
mal natural, problema do mal, Tomás de AquinoResumo
O problema do mal é um tema que ainda desperta a atenção de filósofos e teólogos. O objetivo deste artigo é o de oferecer uma alternativa teorética alicerçada na filosofia tomista para demonstrar o aspecto pedagógico que o mal natural proporciona ao ser humano. Tendo em vista tal fim, a partir de uma pesquisa filosófica crítica de natureza bibliográfica, na primeira parte, examinar-se-á o conceito de “mal gratuito” elencada por William Rowe, assim como a noção de “bem da ordem do universo” proposto por Tomás de Aquino. Em um segundo momento, buscaremos atinar que o processo de geração e corrupção na natureza é algo permitido por Deus em virtude do bem da ordem do universo. Por fim, analisar-se-á o processo pedagógico resultante dos males existentes na natureza. Dessa forma, a partir da investigação proferida, pode-se concluir que não apenas poderemos discorrer sobre a gênese do mal, mas também compreender todo processo educativo que ele oferece para o ser humano no aperfeiçoamento das suas virtudes e para sua inclinação a seu fim último. Assim sendo, buscaremos sustentar que a proposta por Rowe não se sustenta, pois, aquilo que ele chama de mal gratuito pode ser considerado um mal secundum quid, por tanto, permitido por Deus em virtude do bem da ordem do universo.
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