O diálogo intersubjetivo da Filosofia Africana como práxis pedagógica para a formação pluriversal do sujeito

Autores

  • Paulo Jorge de Oliveira Viana Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.717

Palavras-chave:

práxis pedagógica, Filosofia Africana, pluriversalidade, intersubjetivação

Resumo

Esta investigação aborda a contribuição de uma filosofia desde a África para uma descolonização epistêmica da atividade filosófica e a introdução de práxis pedagógicas que dialogam com a africanidade epistemológica envolto em um manancial de pensamentos filosóficos que fluem da produção de um conhecimento africano, afrodiaspórico e afro-brasileiro, sugerindo uma experiência de pensamento do outro a partir de uma descolonização da própria ideia de filosofia para, então, proporcionar um caminho de africanização curricular no ensino formal brasileiro e indicar práxis pedagógicas que dialogam com o afroperspectivismo, transcorrendo pelos conceitos de educação, práxis pedagógica, intersubjetivação, pluriversalidade e multicultura. Ressalta ainda a importância da criação de espaços de diálogo sistemático e epistêmico entre os sujeitos do conhecimento dentro das instituições de ensino básico e superior. Diante disso, defende-se que o debate contemporâneo sobre a Filosofia Africana se apresenta como uma descolonização do pensamento ocidental que passa necessariamente por um processo de intersubjetivação e uma abertura para o afroperspectivismo em sua relevância científica e social como fundamento para a discussão sobre alternativas políticas e práxis educacionais que problematizem a formação pluriversal e multicultural do sujeito.

Biografia do Autor

Paulo Jorge de Oliveira Viana, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2023). Possui curso de Teologia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí-ICESPI (2001); graduação em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí-FAERP (2016) e em História pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2021). Atualmente é professor da Escola SESI Integrada Moraes Souza. Tem experiência na área de Ensino Religioso e área de Humanas, com ênfase em Filosofia e em História. É professor tutor das turmas do Novo Ensino Médio Regular e Ensino Médio EJA.

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Publicado

2025-06-20

Como Citar

de Oliveira Viana, P. J. (2025). O diálogo intersubjetivo da Filosofia Africana como práxis pedagógica para a formação pluriversal do sujeito. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 15(26), 125–142. https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.717