O Ensino Superior no território rural: acesso às TIC e à educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.749Palavras-chave:
atores rurais, ensino superior a distância, polo de apoio presencial, TIC, território ruralResumo
O objetivo do trabalho é compreender o acesso, o uso e a adaptação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) pelos estudantes rurais que ingressaram no ensino superior a distância, através do convênio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Rio Grande do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa entre os meses de maio e junho de 2014, de caráter qualitativo-quantitativa por e-mail (via formulário Google Docs) a 25 estudantes rurais que estão formados ou matriculados no ensino superior vinculado a oito polos de apoio presencial. Os resultados apontam que os estudantes rurais do ensino superior a distância possuem idades variadas e fazem cursos, majoritariamente, voltados para a área rural. O fórum se destacou como o recurso pedagógico motivacional, em ambiente virtual, mais atrativo para o processo de ensino-aprendizagem. Em relação ao curso a distância, a avaliação foi positiva em termos de disponibilidade e qualidade. Portanto, as conclusões indicam que as TIC são instrumentos de mediação social, pois conectam os atores rurais e a universidade e configuram-se como um elo entre a educação e os habitantes rurais.
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