Empreendedorismo social: um relato de experiência do programa de formação do ETC UFMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.750

Palavras-chave:

empreendedorismo, capacitação, necessidade, social, ETC

Resumo

Neste artigo, é apresentado um relato de experiência a respeito do programa de formação empreendedora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Educação da Universidade Federal do Maranhão – ETC UFMA. Este estudo é do tipo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa e cujos instrumentos de coleta de informações foram a observação e aplicação de formulários de perfil e opinião (Lösch; Rambo; Ferreira, 2023; Mussi; Flores; Almeida, 2021). O diferencial deste programa é que tem como foco público envolvido com empreendedorismo social (Parente et al., 2011) e/ou por necessidade (Vale; Corrêa; Reis, 2014; GEM, 2023), desta maneira os cursos abordaram aspectos como construção de valor, diretrizes sociais e acessibilidade. Como reflexão, percebeu-se que o público interessado em qualificações neste formato tem um perfil majoritário de: mulheres negras, mães, beneficiárias de programas como o Bolsa-família e que são responsáveis pela principal renda da família. Este perfil denota questões como o fato de essas mulheres acumularem funções e terem, inclusive, que conciliar seus empreendimentos com a maternidade e afazeres domésticos. Por essa razão, é necessário que se construam políticas públicas que não apenas capacitem essas empreendedoras, como também disponibilizem estrutura e dispositivos que possibilitem que as atividades fora do trabalho não sejam barreiras para seu exercício profissional.

Biografia do Autor

Sâmia Cristina Martins Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Professora da Rede Municipal de Ensino de São Luís. Doutoranda no Programa de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão - Mestrado Profissional. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Norte do Paraná. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras Licenciatura, habilitação Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão. Integra os grupos Gruma/UEMA (Grupo de Magnetoeletricidade) e ETC/UFMA (Comunicação, Tecnologia e Economia).

Ramon Bezerra Costa, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ). Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa do Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenador do Grupo de Pesquisa ETC (Comunicação, Tecnologia e Economia), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Referências

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Publicado

2025-06-20

Como Citar

Martins Silva, S. C., & Bezerra Costa, R. (2025). Empreendedorismo social: um relato de experiência do programa de formação do ETC UFMA. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 15(26), 161–176. https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.750