Empreendedorismo social: um relato de experiência do programa de formação do ETC UFMA
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.v15i26.750Palavras-chave:
empreendedorismo, capacitação, necessidade, social, ETCResumo
Neste artigo, é apresentado um relato de experiência a respeito do programa de formação empreendedora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Educação da Universidade Federal do Maranhão – ETC UFMA. Este estudo é do tipo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa e cujos instrumentos de coleta de informações foram a observação e aplicação de formulários de perfil e opinião (Lösch; Rambo; Ferreira, 2023; Mussi; Flores; Almeida, 2021). O diferencial deste programa é que tem como foco público envolvido com empreendedorismo social (Parente et al., 2011) e/ou por necessidade (Vale; Corrêa; Reis, 2014; GEM, 2023), desta maneira os cursos abordaram aspectos como construção de valor, diretrizes sociais e acessibilidade. Como reflexão, percebeu-se que o público interessado em qualificações neste formato tem um perfil majoritário de: mulheres negras, mães, beneficiárias de programas como o Bolsa-família e que são responsáveis pela principal renda da família. Este perfil denota questões como o fato de essas mulheres acumularem funções e terem, inclusive, que conciliar seus empreendimentos com a maternidade e afazeres domésticos. Por essa razão, é necessário que se construam políticas públicas que não apenas capacitem essas empreendedoras, como também disponibilizem estrutura e dispositivos que possibilitem que as atividades fora do trabalho não sejam barreiras para seu exercício profissional.
Referências
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