Liderança, cultura organizacional e avaliação ergonômica preliminar: reflexões sobre a prevenção dos riscos psicossociais no trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.v16i27.789

Palavras-chave:

riscos psicossociais, cultura organizacional, liderança, ergonomia

Resumo

A atualização da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) impôs às empresas brasileiras a obrigatoriedade de avaliarem os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, em alinhamento com as etapas da NR-17. Este artigo tem como objetivo analisar como os estilos de liderança e a cultura organizacional podem atuar como fatores de risco ou de proteção à saúde mental dos trabalhadores, além de propor recomendações às empresas para alinhamento das práticas de gestão Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, desenvolvida por meio de uma revisão narrativa da literatura, contemplando publicações nacionais e internacionais entre 2010 e 2024, normativas legais, diretrizes da Organização Mundial da Saúde e da Organização Internacional do Trabalho, além de estudos aplicados em ergonomia psicossocial. Os resultados indicam que estilos de liderança autoritários, gerenciais rígidos e culturas organizacionais centradas exclusivamente em metas favorecem a incidência de riscos psicossociais, como estresse excessivo, conflitos hierárquicos, sobrecarga cognitiva e insatisfação no trabalho. Em contrapartida, práticas de liderança transformacional, servidora e colaborativa, associadas a culturas organizacionais baseadas na escuta, no reconhecimento e no cuidado com a saúde mental, atuam como importantes fatores de proteção. O estudo também evidencia a relevância da Avaliação Ergonômica Preliminar - AEP - como instrumento estratégico de escuta qualificada e diagnóstico inicial, cuja efetividade depende diretamente do engajamento das lideranças. Conclui-se que o alinhamento entre liderança, cultura organizacional e processos sistemáticos de avaliação psicossocial é fundamental para a prevenção do adoecimento mental e para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e sustentáveis.

Biografia do Autor

Jaqueline Friedrich Petroni, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Desenhista Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP) na UFSM. Possui experiência em Design Gráfico, Design de Produto e Comunicação, com foco em Design de Interfaces, Experiência do Usuário, Gestão de Projetos e Fotografia.

Ana Elisa Marchesan Ramos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da UFSM. Graduada em Engenharia de Controle e Automação (UFSM/2016), tem formação a nível de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFN/2018), Gestão Estratégica de Pessoas (UFN/2020) e Ergonomia (FOCUS/2023).

Angela Weber Righi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2014).
Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Fabiane Vieira Romano, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Titular do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Docente Permanente do PPGAUP/UFSM. Doutora em Engenharia de Produção (UFSC), com pesquisas em gestão do design, metodologia e sistematização de processos de projeto.

Mario Fernando de Mello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Universitário de Graduação e Pós-Graduação nos cursos de Administração, Arquitetura, Engenharia de Produção e Engenharia Química. Graduado em Engenharia Op.Mecânica e Ciências Contábeis, Especialista em Finanças, Mestre em Engenharia de Produção e Doutor em Engenharia Agrícola.

Referências

BASS, B. M.; RIGGIO, R. E. Transformational Leadership. 2nd ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.

BRASIL. Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora. n.º 01: Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. Brasília: Ministério do Trabalho, 2022.

BRASIL. Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora. n.º 17: Ergonomia. Brasília: Ministério do Trabalho, 2020.

BRASIL. Programa eSocial. Tabela 23 – Fatores de Riscos do Meio Ambiente do Trabalho. Brasília: Ministério do Trabalho, 2022.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

COHEN, S.; WILLS, T. A. Stress, social support, and the buffering hypothesis. Psychological Bulletin, v. 98, n. 2, p. 310-357, 1985.

COLQUITT, J. A.; CONLON, D. E.; WESSON, M. J.; PORTER, C. O. L. H.; NG, K. Y. Justice at the millennium: a meta-analytic review of 25 years of organizational justice research. Journal of Applied Psychology, v. 86, n. 3, p. 425–445, 2001.

DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2009.

DIAMANTE, S; GRAHL, J. R. Tipos de liderança: definições, objetivos e impactos. Revista dos Alunos de Administração. Nova Odessa, SP, v. 1, n. 1, p. 59-77, 2012.

GIL, A. C. Como fazer pesquisa qualitativa. São Paulo: Atlas, 2021.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

MAGALDI, S.; SALIBI NETO, J. Liderança disruptiva: habilidades e competências transformadoras para liderar na gestão do amanhã. São Paulo: Editora Gente, 2022.

MENEGHETTI, A. Ontopsicologia. 2. ed. Assis: Gráfica Triunfal, 2012.

MENEGHETTI, A. Projeto Líder: a inteligência empresarial na ótica de Antonio Meneghetti. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2022.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Diretrizes sobre fatores psicossociais no trabalho. Genebra: OIT, 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Mental health at work. Geneva: WHO, 2022.

SCHEIN, E. H. Organizational Culture and Leadership. 4th ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2010.

Downloads

Publicado

2026-07-17

Como Citar

Petroni, J. F., Ramos, A. E. M., Righi, A. W., Romano, F. V., & Mello, M. F. de. (2026). Liderança, cultura organizacional e avaliação ergonômica preliminar: reflexões sobre a prevenção dos riscos psicossociais no trabalho. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 16(28), 125–141. https://doi.org/10.18815/sh.v16i27.789