Direito e Arte: garantia de civilidade como premissa à plenitude do projeto individual<br>Law and Art: guarantee of civility as premise to the plenitude of the individual project
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.187Λέξεις-κλειδιά:
Direito, Fundamentos, Devir, Arte, OntoArte.Περίληψη
Trata-se de um estudo nas áreas do direito e da arte, com o objetivo de relacioná-los em uma unidade coerente. Como método, foi utilizada pesquisa bibliográfica. Inicialmente, se buscou fundamentar o direito, relacioná-lo com a vida e sua funcionalidade para o homem. Depois se investigou: quem é este homem? O homem autêntico, se sua ação for conforme ao seu Em si ôntico. Este homem possui como determinante, instintos, que deve realizar. Mas seu projeto é metafísico, vai além de seus limites físicos: sua busca instintual se dirige ao todo e busca a maturação. Maduro, o homem é naturalmente OntoArte, que está em tudo, inclusive no direito que, simultaneamente, tem a função de garantir esta possibilidade de maturidade.Αναφορές
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Edipro, 2009.
CARNELUTTI, F. Arte do direito. Tradução Almícare Carletti. São Paulo: Pillares, 2007.
CUNHA, P. F. da. Prefácio: Uma enciclopédia Crítica e Criativa. Coletânea de textos “Antimanual de Direito & Arte”. São Paulo: Saraiva, 2016.
FABRIZ, D. C. A Estética do Direito. São Paulo: Del Rey, 1999.
FRANCA FILHO, M. Ceschiatti e a Justiça Além da Lei: Duas Lições para uma poética do Espaço-Tempo. Coletânea de textos “Antimanual de Direito & Arte”. São Paulo: Saraiva, 2016.
GOETHE, J. W. V. A Doutrina das Cores. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.
JHERING, R. V. A evolução do Direito. Lisboa: José Bastos & C.a Editores, 1963.
JHERING, R. V. A Luta pelo Direito. Rio de Janeiro: Forense editora, 2006.
LACERDA, S. O Vero e o Certo: A Providência na História Segundo Giambattista Vico. Revista do programa de Pós-Graduação em História da UNB, Universidade de Brasília, Volume 03, n.01, ano 1995.
OSTROWER, F. Universos da Arte. 2. ed. São Paulo: Campus Ltda., 1983.
MENEGHETTI, A. O Critério Ético do Humano. Premissas humanísticas para o terceiro milênio. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2002.
MENEGHETTI, A. OntoArte. O Em si da Arte. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2003.
MENEGHETTI, A. Ontopsicologia Clínica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2005.
MENEGHETTI, A. A crise das democracias contemporâneas. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2007.
MENEGHETTI, A. Direito, Consciência, Sociedade. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2009.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2012.
MENEGHETTI, A. O Em si do homem. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editora Universitária, 2015.
PETRONE, I. Filosofia del diritto. Con l’aggiunta di vari saggi su diritto, etica e sociologia. Milano: Gauffre Editore, 1959.
RODIN, A. A Arte. São Paulo: Intermezzo Editorial, 2015.
STRECK, L. L. Compreender Direito. Vol. 1. 2. ed. São Paulo: Editora RT, 2014.
VIDOR, A. Fenomenologia e Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
XEREZ, R. M. A Norma jurídica como obra de Arte. Coletânea de textos “Antimanual de Direito & Arte”. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.
Λήψεις
Δημοσιευμένα
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Τεύχος
Ενότητα
Άδεια
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).