Gestão de custos em uma cozinha industrial de uma cooperativa da região oeste do Paraná

Autores

  • Gabriela Chiele Joner UTFPr
  • Juliane de Freitas Battisti Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Reginaldo Borges
  • Jovani Patias Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.231

Palavras-chave:

Custos, Cozinha Industrial, Custeio por Absorção

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar custos envolvidos na produção dos cardápios em uma cozinha industrial de uma cooperativa da região oeste do Paraná. Utilizou-se o método de custeio por absorção para identificação dos custos unitários de cada cardápio, pois este abrange maiores quantidades de elementos. O levantamento dos custos foi realizado através das informações de relatórios de controle da empresa e principalmente do acompanhamento do processo de produção dos cardápios. Através dos dados obtidos, identificou-se o custo unitário de cada cardápio e a disparidade entre eles, principalmente, entre o custo do cardápio 10, mais barato, e do cardápio 11, mais caro, sendo uma diferença de R$4,62 (quatro reais e sessenta e dois centavos) por refeição. Com a análise da composição e os custos dos cardápios, sugeriu-se 04 (quatro) cardápios considerados como mais econômicos para a empresa. Através deste estudo, a empresa poderá utilizarse desses dados para a tomada de decisões relacionadas à alimentação dos funcionários, além de comparar quais fatores podem ser melhorados para que se consiga uma redução significativa nos custos com alimentação, refletindo em uma maior eficiência nos seus processos.

Biografia do Autor

Juliane de Freitas Battisti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheira de Produção (UTFPR)

Mestranda em Engenharia de Produção (UFSM)

Jovani Patias, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Bacharel em Administração (IFFar)

Mestra em Engenharia de Produção (UFSM)

Referências

RITZMAN, L. P.; KRAJEWSKI, L. J. Administração da Produção e Operações. 2º ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.

VILANOVA, J. DE A.; RIBEIRO, C.F. Importância da gestão da produção e gerenciamento de custos em uma indústria alimentícia. Instituto Brasileiro de profissionais de Supply Chain. Artigo 301. Fevereiro, 2011.

CREPALDI, Sílvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BACKER, M.; JACOBSEN, L. E. Contabilidade de custos: um enfoque para administração de empresas. São Paulo: MacGraw-Will do Brasil, 1974.

CALLADO, Aldo L. C. Gestão de custos: apresentação de um modelo quantitativo sobre custos indiretos de produção. Biblioteca online SEBRAE, janeiro de 2005. Disponível em: <http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/ABB45EF6 55DF0B8E83256F6B00638CCE/$File/NT0003040A.pdf >. Acesso em: 05 mar. 2013

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 7 ed. São Paulo: atlas, 2000.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Joner, G. C., Battisti, J. de F., Borges, R., & Patias, J. (2017). Gestão de custos em uma cozinha industrial de uma cooperativa da região oeste do Paraná. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 7(11), 264–272. https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.231

Edição

Seção

Administração