A superação da desigualdade como forma de empoderar indivíduos: o caso dos alunos da escola Leonor Pires de Macedo em Restinga Sêca/RS

Autores

  • Elaine dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.237

Palavras-chave:

Identidade - Empoderamento - ODS

Resumo

A atuação de um projeto de produção textual deflagrou a percepção da carência identitária dos alunos envolvidos. Assim sendo, optou-se pela realização de atividades que pudessem fazê-los (re) conhecer-se como membros de uma família, de uma escola, de uma comunidade.  Para tal, foram realizadas visitas e entrevistas com autoridades locais para que os alunos pudessem entender, por exemplo, o funcionamento de alguns setores da Prefeitura Municipal. Considera-se que essas atividades, sempre pautadas pelos relatos orais ou escritos dos alunos, tenham servido para que eles alcançassem uma nova percepção do mundo em que se inserem, fazendo-se autônomos e capazes de intervir em demandas sociais.

Biografia do Autor

Elaine dos Santos

Doutora em estudos literários pela Universidade Federal de Santa Maria; docente dos cursos de graduação em Letras da Universidade da Região da Campanha (!998/2001) e da Universidade Luterana do Brasil (2002/2008). Experiência em avaliação de redações de vestibular da UFSM (2000/2013) e elaboração de provas de língua espanhola para vestibular da UFSM (1998/2009).

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Último acesso em 06 jul. 2017.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Último acesso em 06 jul. 2017.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htmÚltimo acesso em 06 jul. 2017.

BRASIL. Objetivos do desenvolvimento sustentável. Disponível em http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/desenvolvimento-sustentavel-e-meio-ambiente/134-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods Último acesso em 02 jul. 2017.

Escola Leonor Pires de Macedo. Disponível em http://escolaleonorpiresdemacedo.blogspot.com.br/Último acesso em 15 jul. 2017

GADOTTI, M. “A questão da educação formal/não-formal”. Droit à l’éducation: solution à touslesproblèmes ou problèmesanssolution?InstitutInternationaldesDroits de L’enfant (IDE). Sion, Suiça, 2005.

LACERDA E SILVA. W. Formação empreendedora e liderança. II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável. Restinga Sêca: Antonio Meneghetti Faculdade, 2016. p. 50/55.

MENEGHETTI, A. Verso ladonnadel 2000. Roma: Psicologica Ed., 1999.

__________. Pedagogia ontopsicologica. 4. ed. Roma: PsicologicaEditrice., 2007.

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. 17 objetivos para transformar nosso mundo. Disponível em https://nacoesunidas.org/pos2015/ods10/ Último acesso em 06 jul. 2017.

PAIN, S. Educar é ensinar a pensar. Disponível em: http://docplayer.com.br/15812793-Educar-e-ensinar-a-pensar.htmlÚltimo acesso em 08 jul. 2017.

SCHUCH. M.A. Mulheres e educação: um estudo acerca da pedagogia da liderança e da atuação docente em duas escolas públicas do Rio Grande do Sul, Brasil. Tese (doutorado). UniversidadSek, Santiago, Chile. 2017.

SUASSUNA, L. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 341-377, jan./Jun. 2008 Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/%20article/viewFile/10310/9576. Último acesso em 06 jul. 2017.

VIDOR, A. Fenomenologia e Ontopsicologia de Husserl a Meneghetti: Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

WAZLAWICK, P.; LACERDA E SILVA, W. “Resultados da Pedagogia Ontopsicológica aplicada na formação pessoal e profissional de jovens no ensino superior universitário.” Anais. Congresso Internacional Uma nova Pedagogia para a sociedade futura. 2014. Disponível em https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/120/142 Último acesso em 04 jul. 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Santos, E. dos. (2017). A superação da desigualdade como forma de empoderar indivíduos: o caso dos alunos da escola Leonor Pires de Macedo em Restinga Sêca/RS. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 7(11), 48–60. https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.237

Edição

Seção

Seção Especial