Morte e Renascimento: reflexões entre a psicoterapia e o tratamento de doenças
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2018v8n13.327Λέξεις-κλειδιά:
psicoterapia ontopsicológica, morte e renascimento na clínica, sonhos, ontopsicologia, medicina e psicoterapiaΠερίληψη
Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de articular os temas morte e renascimento com a psicoterapia e o tratamento de doenças. Inicia-se com uma breve apresentação da Ontopsicologia com suas descobertas empíricas e metodológicas ao longo do tempo visando uma introdução ao conceito de psicoterapia ontopsicológica. Detalha dois artigos dos quais foram apresentados os resultados obtidos e as peculiaridades da análise onírica nessa perspectiva. Concluiu-se que os resultados em psicoterapia dependem também de uma vontade de mudança por parte dos clientes. O sintoma ou problema existe como expressão de algo não resolvido ou não compreendido, entendendo e elaborando a sua origem, abre-se espaço para a cura. É nesse ponto que as temáticas morte e renascimento andam juntas e são tão relevantes na psicoterapia. No tratamento de doenças, para superar um determinado sintoma ou problema, é necessário estimular a revisão crítica da consciência que se dá por meio do abandono de velhos esquemas fixos, aprendidos e memorizados, mudando o modo de pensar e refletir, buscando abrir a mente para a novidade que quer nascer.
Αναφορές
AZEVEDO, E. O Método Ontopsicológico na Clínica Psicológica Contemporânea. 318 fls. Tese de Doutorado. Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
AZEVEDO, Erico de Lima et al. Psicologia e saúde: a experiência prática da escola ontopsicológica. In: CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE, 11., 2016, Lisboa. Anais. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2016. pp. 774 - 786.
AZEVEDO, Erico; PISSOLATO FILHO, José. Is There an Information Field in the Life World?: Empirical Approach Using Electrophotonic Analysis. Journal Of Life Sciences, [s.l.], v. 11, n. 4, p.191-201, 28 abr. 2017. David PublishingCompany. http://dx.doi.org/10.17265/1934-7391/2017.04.004. Disponível em: <http://www.davidpublisher.org/Public/uploads/Contribute/5a02b4f3cdbfe.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2018.
MASLOW, A. Introdução à Psicologia do Ser. Rio de Janeiro: Eldorado, 1980.
MENEGHETTI, A. A Arte de Viver dos Sábios. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica, 2012.
______. Campo Semântico. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015a
______.Dicionário de Ontopsicologia. 2 ed.Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2008.
______. Genoma Ôntico. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2003.
______.L’In Sé dell’uomo. 3. ed. Roma: Psicologica Editrice, 1993.
______. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
______. O Em Si do Homem. 5. ed. Recanto Maestro, RS : Ontopsicológica Editora Universitária, 2015b
______. Ontopsicologia dell’uomo. Roma: Ontopsicologica Editrice, 1970.
______. Psicossomática na ótica ontopsicológica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2005.
RONCELLA, Adriana et al. One-year results of the randomized, controlled, short-term psychotherapy in acute myocardial infarction (STEP-IN-AMI) trial. International Journal Of Cardiology, [s.l.], v. 170, n. 2, p.132-139, dez. 2013. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijcard.2013.08.094.
VIDOR, A. O Fundamento da Ciência. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2018.
WAZLAWICK, P. Quando se toma o todo pela parte: porque Ontopsicologia não é Psicologia. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (Org.). Ontopsicologia: ciência interdisciplinar. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2015b.
Λήψεις
Δημοσιευμένα
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Τεύχος
Ενότητα
Άδεια
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).