A gestão intuitiva do líder para realização da própria ambição

Συγγραφείς

  • Claudia Maria Vicentini Faculdade Antonio Meneghetti
  • Mari Dorvanes da Costa Maidana Faculdade Antonio Meneghetti
  • Pedro Prestes dos Santos Faculdade Antonio Meneghetti
  • Priscila de Jesus Melo Faculdade Antonio Meneghetti
  • Marcelo Girade Corrêa Faculdade Antonio Meneghetti

Λέξεις-κλειδιά:

Gestão Intuitiva, Ambição, Capacidade do Líder, Método Ontopsicológico

Περίληψη

Utilizando o método ontopsicológico aplicado ao contexto da liderança e do business, o presente trabalho propõe a pesquisa de alguns aspectos da gestão intuitiva do líder como um diferencial fundamental para a realização da sua ambição, com o consequente sucesso em seus negócios, projetos e atividades. A motivação do estudo nasceu da necessidade dos pesquisadores em compreender e, ao mesmo tempo, vivenciar qual a lógica vencedora que permite a realização contínua da ambição do líder. A intuição, como objeto de estudo, envolve um universo imenso de possibilidades, de questionamentos e de pesquisa. Cientes dessa condição, a proposta dos pesquisadores foi a de delimitar, em um primeiro momento, o raio da pesquisa a cinco parâmetros que
podem ajudar o líder a verificar sua capacidade de gestão intuitiva para realizar sua ambição em âmbito econômico e social. Destes cinco princípios foram selecionados dois como parâmetros centrais de análise para se manter uma estrutura racional de
investigação. O estudo foi desenvolvido a partir de entrevistas feitas a um jovem empresário que atua no ramo de acabamentos para construção, acompanhado de visita técnica à empresa e interação com os colaboradores e sócio do empresário. Foi utilizada
uma abordagem metodológica de cunho exploratória-qualitativa, com entrevistas, visitas de campo e questionários com perguntas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontam que a capacidade de ordem funcional e geral está presente no líder investigado, sendo que a capacidade de examinar as psicodinâmicas dos participantes do próprio
business se mostrou inconsistente. A pesquisa também evidenciou a necessidade dos próprios pesquisadores de revisarem suas capacidades como líderes em seus próprios negócios.

Αναφορές

MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2008.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021.

MENEGHETTI, A. Manual da Ontopsicologia. 4.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, A. O Projeto Homem. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.

MENEGHETTI, A. Os Jovens e a Ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Prontuário Onírico. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2020.

OLIVEIRA, C.. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias: pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte. v. 2, n 3, 2008.

Wazlawick, P. O Método Ontopsicológico. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 9 (14), p. 29–50, 2019.

Δημοσιευμένα

2023-05-26

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

Maria Vicentini, C., Dorvanes da Costa Maidana, M., Prestes dos Santos, P., de Jesus Melo, P., & Girade Corrêa, M. (2023). A gestão intuitiva do líder para realização da própria ambição. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(01). ανακτήθηκε από https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/607