A influência da filosofia de Augusto Comte no ensino jurídico brasileiro: breve delineamento histórico<br>The influence of Augusto Comte philosophy in the brazilian legal education: a short historical outline

Autores

  • halleyde souza ramalho FACULDADE DE BALSAS - UNIBALSAS

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.79

Palavras-chave:

Ensino jurídico brasileiro, positivismo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a filosofia positivista e sua influência no ensino jurídico brasileiro. No intento de alcançar este entendimento apresenta um breve escorço sobre o positivismo, filosofia sistematizada por Augusto Comte, e sua importância na história do Brasil, especialmente ao que toca a educação. Inicialmente procura-se apresentar à filosofia comteana, assim como demonstrar em que ambiente ela emerge estruturalmente. Em seguida recorta-se um dos meios de edificação do positivismo no Brasil e sua inserção na educação. Considera-se para tanto, o curso de Direito, visto ter importante significado na construção política nacional mediante a feitura dos caminhos traçados pelo filósofo Augusto Comte. Contudo, ela não fez parte, simplesmente, de um passado, mas ainda mostra sua face no ensino jurídico hodierno. Como forma de pesquisa foram utilizados os procedimentos histórico e bibliográfico na construção deste trabalho de natureza qualitativa.

Biografia do Autor

halleyde souza ramalho, FACULDADE DE BALSAS - UNIBALSAS

Mestranda em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí); Pós-Graduada em Direito Civil e Processo Civil; Pós-Graduada em Advocacia Trabalhista (LFG); Advogada; Professora na UNIBALSAS - Faculdade de Balsas; Bacharel em Direito (UNIBALSAS – Faculdade de Balsas).

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Publicado

2015-12-21

Como Citar

ramalho, halleyde souza. (2015). A influência da filosofia de Augusto Comte no ensino jurídico brasileiro: breve delineamento histórico<br>The influence of Augusto Comte philosophy in the brazilian legal education: a short historical outline. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 5(7), 158–170. https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.79

Edição

Seção

Direito