O valor da Filosofia nas Empresa<br>The value of the Company Philosophy

Authors

  • Maria Adamoli

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2016v0n0.122

Keywords:

Filosofia empresarial, Gestão pela Qualidade Total, MEG-Modelo de excelência em gestão.

Abstract

Visto que a definição da filosofia institucional é um dos critérios do Modelo de Excelência em Gestão adotado pela Fundação Nacional da Qualidade, e que inúmeras empresas procuram adaptar-se a este modelo, o presente trabalho tem por objetivo analisar os critérios utilizados pelas empresas para identificar seus valores e definir a filosofia empresarial ao estabelecer a Missão, Visão e Princípios e Valores, sendo estes os elementos orientadores e balizadores da Gestão pela Qualidade Total. Ao longo das ultimas décadas tornou-se bastante usual as empresas declararem publicamente sua Filosofia Institucional, enunciando missão, visão, credos, princípios e valores como resultado da implantação de sistemas de qualidade, especialmente com o advento da internet e da criação dos sites oficiais das instituições. No entanto, apesar da grande visibilidade atual, percebe-se que nem sempre a Filosofia Institucional tem sido perfeitamente compreendida em todo seu potencial ideológico. Em inúmeros casos esses elementos estão escritos, mas não comunicam um sentido que alegra, que motiva. É um conjunto de valores que não dão incremento de vida e criatividade às pessoas no trabalho. Este trabalho visa resultar em proposta de pesquisa para o Trabalho Final de Conclusão de Curso e proposta de trabalho futuro com metodologias específicas para a utilização da Filosofia Institucional na facilitação do Desenvolvimento de Equipes, no esclarecimento do sentido do trabalho e na motivação por ações alinhadas aos resultados esperados de cada equipe.

Published

2016-02-16

How to Cite

Adamoli, M. (2016). O valor da Filosofia nas Empresa<br>The value of the Company Philosophy. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 299–307. https://doi.org/10.18815/sh.2016v0n0.122