Mapeamento de processos de uma empresa de laticínios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.360

Palavras-chave:

Diagnóstico empresarial, processos, mapeamento de processos, tecnologia da informação.

Resumo

Para o êxito na melhoria dos processos produtivos, é relevante realizar o mapeamento e os ajustes através do redesenho de processos. Nesta perspectiva, a tecnologia da informação é aliada. Os mapas de processos mostram os eventos que produzem um resultado final, tornando-se uma ferramenta de planejamento e gestão que descreve visualmente o fluxo de trabalho. Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar e propor melhorias nos processos produtivos de uma empresa gaúcha do ramo de laticínios. Um diagnóstico empresarial foi realizado e os dados foram obtidos por meio de informações disponibilizadas pela empresa participante deste estudo. Os resultados sugerem pontos de melhoria com o auxílio da tecnologia da informação que objetivam a redução de desperdícios, do uso de recursos e de ociosidade, ao passo que eleva a confiabilidade dos dados necessários à gestão e estimulam maior agilidade nos processos que, por fim, otimizam o tempo produtivo.Para o êxito na melhoria dos processos produtivos, é relevante realizar o mapeamento e os ajustes através do redesenho de processos. Nesta perspectiva, a tecnologia da informação é aliada. Os mapas de processos mostram os eventos que produzem um resultado final, tornando-se uma ferramenta de planejamento e gestão que descreve visualmente o fluxo de trabalho. Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar e propor melhorias nos processos produtivos de uma empresa gaúcha do ramo de laticínios. Um diagnóstico empresarial foi realizado e os dados foram obtidos por meio de informações disponibilizadas pela empresa participante deste estudo. Os resultados sugerem pontos de melhoria com o auxílio da tecnologia da informação que objetivam a redução de desperdícios, do uso de recursos e de ociosidade, ao passo que eleva a confiabilidade dos dados necessários à gestão e estimulam maior agilidade nos processos que, por fim, otimizam o tempo produtivo.

Biografia do Autor

Marieli Ferreira dos Santos, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Roberta Rodrigues Faoro, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Administração pela Associação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e da Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2015). Mestra em Ciência da Computação (2003) com ênfase em Sistemas de Informação e Especialista em Ciência da Computação (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em Administração de Empresas (2006) e em Tecnologia em Processamento de Dados (1998) pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é Professora da Universidade de Caxias do Sul, atuando nas áreas de Administração e Sistemas de Informação. Com interesses por Gestão da Tecnologia da Informação, Inovação, Gestão do Conhecimento e Marketing.

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos. Atuou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços. Atualmente é bolsista PROSUC/CAPES no curso de Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, na linha de Inovação e Competitividade 

Mayron Dalla Santa de Carvalho, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Faculdade Murialdo (2016). Proprietário de empresa de infraestrutura de T.I. em Caxias do Sul (desde 2000), consultor de Planejamento Estratégico e Comercial (desde 2010). Vivência de 2 anos distribuídos em diversos países da Europa(2010-2012).

Vandoir Welchen, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestrando em Administração da linha de pesquisa Inovação e Competitividade do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, com bolsa PROSUC/CAPES Modalidade II. Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, com bolsa PROUNI. Está cursando o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha. Atua como Pesquisador no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Principais interesses de pesquisa: Inteligência Artificial, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Experiência profissional e conhecimento nas áreas Comercial, Financeira e TI.

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC - Farroupilha

Pós-Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2017). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2013). Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil (2010). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul (2010). Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha (2017). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 70 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 109 artigos publicados em anais de eventos e 18 capítulos de livros publicados. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 71 participações em Bancas, sendo: 64 em Graduação, 07 de Mestrado, 01 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Atua no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha, Coordenadora Acadêmica da Empresa Júnior. Atua nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovatividade Organizacional em diversos setores econômicos com destaque no setor têxtil.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Referências

ABIA. Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, 2018. Disponível em https://www.abia.org.br/vsn/anexos/faturamento2018.pdf. Acesso em 19 mar. 2019.

ALBUQUERQUE, A.; ROCHA, P. Sincronismo Organizacional. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

ARAUJO, L.C.G, GARCIA, A. A, MARTINES, S. Gestão de Processos – melhores resultados e excelência organizacional, São Paulo, 2011.

ARTEMOVA, E. I.; KREMYANSKAYA, E. V.; ZELINSKAYA, M. V. Analysis of priority areas of the dairy industry development in Russia under economic risk. International Journal of Applied Business and Economic Research, v. 15, n. 11, p.73-82, 2017.

BAIRD, K. The effectiveness of strategic performance measurement systems. International journal of productivity and performance management, v. 66, n. 1, p. 3-21, 2017.

BERGAMINE, C. W.; CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional. São Paulo: Pioneira, 1990.

BHATNAGAR, V. R. Systemic development of leadership: action research in an Indian manufacturing organization. Systemic Practice and Action Research, v. 30, n. 4, p. 339-376, 2017.

BROADBENT, M.; KITZIZ, E. S. The new CIO leader. Massachusetts: Harvard Business School Press, 2005.

COSTA E. P.; POLITANO P. R.; Modelagem e mapeamento: técnicas imprescindíveis na gestão de processos de negócios. In: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Rio de Janeiro. 2008.

DRUMMOND, P.; ARAUJO, F.; BORGES, R. Meeting halfway: Assessing the differences between the perceptions of ERP implementers and end-users. Business Process Management Journal, v. 23, n. 5, p. 936-956, 2017.

ESERYEL, U. Y. The case of Med-Global: IT-enabled innovation and implementation by non-IT business unit leaders. Strategy e Leadership, 2019.

FERREIRA REBELO, M.; SILVA, R.; SANTOS, G. The integration of standardized management systems: managing business risk. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 34, n. 3, p. 395-405, 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

GIL, A. C. Estudo de casos: fundamentação científica, subsídios para coleta e tratamento de dados. São Paulo: Atlas, 2010.

HADASCH, F.; MAEDCHE, A.; GREGOR, S. The influence of directive explanations on users’ business process compliance performance. Business Process Management Journal, v. 22, n. 3, p. 458-483, 2016.

HÖRBE, T. de A. N.; MOURA, G. L. de; SILVA, A. H.; VARGAS, K. S.; MACHADO, E. C. Gestão por Processos: uma proposta de melhoria aplicada a uma Pequena Empresa do ramo de alimentação. Revista Sistemas & Gestão, Niterói, v.10, n.2, pp. 226-237, Jun. 2015. Disponível em: <http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/article/view/V10N2A2>. Acesso em: 18 set. 2016.

JUNIOR P. J.; SCUCUGLIA R. Mapeamento e gestão por processos – BPM (Business Process Management). São Paulo: M. Books, 2011.

JUNIOR, A. C. B. et al. Mercado e tributação: Uma abordagem teórica sob a perspectiva de estruturas de mercado na cadeia agroindustrial do leite. Revista Econômica do Nordeste, v. 43, n. 1, p. 93-108, 2012.

KAPLAN, R.S, NORTON, D.P. Alinhamento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

KO, D.-G.; KIRSCH, L. J. The hybrid IT project manager: One foot each in the IT and business domains. International Journal of Project Management, v. 35, n. 3, p. 307-319, 2017.

LI, H.; PEDRIELLI, G. Shipment policy optimisation in a return supply chain for online retailers via stochastic discrete event simulation. International Journal of Simulation and Process Modelling, v. 11, n. 3-4, p. 241-258, 2016.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Bookman Editora, 2012.

MAMOGHLI, S.; CASSIVI, L.; TRUDEL, S. Supporting business processes through human and IT factors: a maturity model. Business Process Management Journal, v. 24, n. 4, p. 985-1006, 2018.

MARIANO, S. Initiating, challenging and improving knowledge in organizational contexts. Management Research Review, v. 41, n. 3, p. 278-295, 2018.

MATT, C.; HESS, T.; BENLIAN, A. Digital transformation strategies. Business & Information Systems Engineering, v. 57, n. 5, p. 339-343, 2015.

MOISESCU, O.-I. Demographics-based differences in the relationship between perceived CSR and customer loyalty in the dairy products market. Management & Marketing, v. 10, n. 2, p. 118-131, 2015.

MOURA, D. P. C. et al. Contribuições da teoria das restrições para a gestão da produção: aplicação em uma indústria de laticínios. Revista GEPROS, v. 13, n. 3, p. 237, 2018.

NIKABADI, M. S.; SEPEHRNIA, A. The effect of knowledge-based information technology tools on the new product development processes in software companies. International Journal of Business Innovation and Research, v. 18, n. 1, p. 19-46, 2019.

OLIVER, Richard L. Satisfaction: A behavioral perspective on the consumer. Routledge, 2014.

PRADELLA, S.; FURTADO, J.C.; KIPPER, L.M. Gestão de processos da teoria à prática: aplicando a metodologia de simulação para a otimização do redesenho de processos, São Paulo: Ed. Atlas, 2012.

SACILOTTI, A. C. A importância da tecnologia da informação nas micro e pequenas empresas: um estudo exploratório na região de Jundiaí. Dissertação. (Mestrado em Administração) - Faculdade Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2011.

SILVA, R. O. Teorias da administração. São Paulo, Ed. Pearson, 2008.

SINDILAT, Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: http://www.sindilat.com.br/site/category/estatisticas. Acesso em 19 Mar. 2019.

SURYANTO, T.; KOMALASARI, A. Effect of mandatory adoption of international financial reporting standard (IFRS) on supply chain management: A case of Indonesian dairy industry. Uncertain Supply Chain Management, v. 7, n. 2, p. 169-178, 2019.

TBAISHAT, D. Process architecture development using Riva and ARIS: comparative study. Business Process Management Journal, v. 24, n. 3, p. 837-858, 2018.

WARITH, M. F. A. Assessment of Green IT/IS Within the Aviation Industry Using the Analytic Network Process Approach. International Journal of Hospitality & Tourism Systems, v. 12, n. 1, 2019.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso Editora, 2016.

ZHANG, D.; BHUIYAN, N.; KONG, L. An Analysis of Organizational Structure in Process Variation. Organization Science, v. 29, n. 4, p. 722-738, 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

dos Santos, M. F., Faoro, R. R., Matte, J., Miri, D. H., de Carvalho, M. D. S., Welchen, V., Chais, C., Ganzer, P. P., & Olea, P. M. (2019). Mapeamento de processos de uma empresa de laticínios. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 9(15), 84–104. https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.360

Edição

Seção

Administração