A infalibilidade do sonho<br>The infallibility of the dream
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2016v0n0.129Palabras clave:
Modernidade, Positivismo, Educação, Ensino Jurídico.Resumen
Este trabalho busca compreender a filosofia positivista e sua influência no ensino jurídico brasileiro. No intento de alcançar esse entendimento apresenta-se uma breve busca histórica sobre o positivismo, filosofia sistematizada por Augusto Comte, e sua importância na história do Brasil, especialmente ao que toca a educação. Inicialmente procura-se compreender a filosofia comteana, assim como demonstrar em que ambiente ela emerge estruturalmente. Por conseguinte evidencia-se um dos meios de edificação do positivismo no Brasil e sua inserção na educação considerando para tanto o curso de Direito, visto ter importante significado na construção política do país. Contudo, mostra-se necessário compreender se essa reflexão fez simplesmente parte de um passado ou ainda mostra sua face no ensino jurídico hodierno, pois é permissivo, ao compreender o direito como a mera aplicação da lei, entender que esse pensar de modo regulador, estrito e garantidor da ordem social indica ainda a presença das diretrizes da filosofia positivista no ensino jurídico atual.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).