A Ontopsicologia como resolução ao problema crítico do conhecimento: um diálogo entre Werner Heisenberg e Antonio Meneghetti<br>The Ontopsychology as resolution to the critical problem of knowledge. A dialogue between Werner Heisenberg and Antonio Meneghetti
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.182Palabras clave:
princípio de indeterminação, realidade, informação, Ontopsicologia.Resumen
O presente artigo discute a relação do princípio de indeterminação de Heisenberg com a Ontopsicologia, com o objetivo primeiro de afrontar o problema crítico do conhecimento, isto é: o homem conhece a realidade que mede? Pretendemos verificar, a partir dos limites assumidos pela própria ciência – constantes no enunciado do princípio de indeterminação de Heisenberg – se o homem tem condições de conhecer e saber o real. Para responder esta questão é imprescindível discutir com profundidade a relação pesquisador versus objeto de pesquisa. Veremos isso “na prática” a partir de um experimento real: a experiência da fenda dupla. A partir deste experimento, promovemos um diálogo entre Heisenberg e Meneghetti, onde fica evidente que, fazendo uso da ciência que está fundada sobre um critério convencional, o real é algo que permanece desconhecido ao homem cientista. O real só é possível ser conhecido através de uma ciência que esteja fundada sobre o critério de natureza. A ciência que traz justamente esta novidade é a Ontopsicologia, razão pela qual ela pode se qualificar como resolução ao problema crítico do conhecimento.Citas
CAPRA, F. Sabedoria incomum. São Paulo: Ed. Cultrix, 1995.
CAROTENUTO, M. Histórico sobre as teorias do conhecimento. Recanto Maestro: Ontopsicologia Editrice, 2009.
CHIBENI, S. S. Certezas e incertezas sobre as relações de Heisenberg. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n.2, p. 181-192, 2005.
FAKULTÄT für Physik von der Ludwig-Maximilians Universität München. [Faculdade de Física da Universidade Ludwig-Maximilians em Munique]. Disponível em: http://www.didaktik.physik.uni-muenchen.de/. Acesso em: 1º maio 2016.
HEISENBERG, W. A ordenação da realidade. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2009.
HEISENBERG, W. Der Teil und das Ganze. Muenchen: R. Piper & Co. Verlag, 1969.
HEISENBERG, W. Física e filosofia. 3. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.
HEISENBERG, W. Über den anschaulichen Inhalt der quantentheoretischen Kinematik und Mechanik. Zeitschrift für Physik, v. 43, p. 172-198, 1927.
LEITE, A.; SIMON, S. Física e Filosofia Antiga em Werner Heisenberg: apropriações do legado clássico por um físico do século XX. Archai, n. 11, jul-dez, p. 21-32, 2013.
MARGENAU, H. Philosophical Problems concerning the Meaning of Measurement in Physics. Philosophy of Science, v. 25, n.1, p. 23-33, 1958.
MENEGHETTI, A. Campo Semântico. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2005a.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
MENEGHETTI, A. Fisicidade e Ontologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015a.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, A. O monitor de deflexão na psique humana. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2005b.
MENEGHETTI, A. Ontologia da Percepção. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015b.
MENEGHETTI, A. Princípios de Ontopsicologia. Brasília: Ontopsicológica Editrice, 2001.
MENEGHETTI, A. Psicologia empresarial. 2. ed. São Paulo: Foil, 2013.
PIZA, A. F. R. de T. Schrödinger & Heisenberg: a física além do senso comum. 2. ed. São Paulo: Odysseus Editora, 2007.
SOUZA SANTOS, B. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
TACHIZAWA, T.; MENDES, G. Como fazer monografia na prática. 12. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
VIDOR, A. Opinião ou Ciência: tecnologia x vida. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
WAZLAWICK, P. “L’uomo è in grado di conoscere?” Percorso filosofico e dalla fenomenologia di Husserl al nesso ontologico di Antonio Meneghetti. Trabalho apresentado ao Prêmio Meneghetti Award 2013, vencedor em primeiro lugar na categoria Filosofia. Fondazione Antonio Meneghetti Ricerca Scientifica ed Umanistica, Lugano, Suíça, junho/2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).