Intelecto e Vontade<br>Intellect and Will
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v0n0.184Palabras clave:
Intelecto, vontade, consciência.Resumen
O intelecto e a vontade são duas faculdades da alma humana. O intelecto tende a encontrar o ser, a verdade, e a vontade tende à felicidade, a beatitude do homem. Estes dois sistemas agem em conjunto na psique humana, mas para estudá-los se faz a divisão dentro da Filosofia. Estes dois sistemas quando os estudamos são perfeitos, porém a pergunta que fica: Por que o ser humano sofre? Não atinge a sua plenitude? A vontade deveria seguir as indicações do intelecto, mas na prática o Eu lógico-histórico segue as indicações e escolhas da consciência. O intelecto ou inteligência é uma faculdade que conhece e identifica as formas essenciais e causais de qualquer coisa ou evento. Nós não seguimos o intelecto, mas o que nós humanos conhecemos é um estado de consciência, que está lendo sempre o real em atraso, porque no mundo-da-vida primeiro ocorrem os fatos, as ações e depois a reflexão, que se forma na consciência. Esta reflexão é do fato que já ocorreu. A consciência humana, por como está estruturada não consegue determinar os eventos em vantagem do indivíduo, ela apenas os lê em reflexão dos fatos passados.
Citas
ARISTÓTELES. De Anima. Livros I, II e III. Tradução de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Editora 34 Ltda., 2006.
AQUINO, Tomas. Suma Teológica. 2. ed. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 1981.
MENEGHETTI, A. Psicologia do Líder. 4. ed. Recanto Maestro: OntoEd, 2008.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto do Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
VIDOR, A. Filosofia Pura: a atividade psíquica deve manter-se em nexo ontológico. Recanto do Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).