O papel do líder na construção de uma cultura organizacional <BR>The role of the leader in the building of an organizational culture
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2014v4n5.53Palabras clave:
Líder. Cultura Organizacional. Características do Em Si ôntico. Identidade.Resumen
O tema do presente artigo consiste em estudar o papel do Líder na construção de uma Cultura Organizacional que seja funcional ao escopo econômico da organização. O objetivo da pesquisa é determinar de que forma o Líder pode construir uma Cultura Organizacional que fortaleça a identidade e propicie aos seus membros oportunidade de crescimento. O método utilizado foi o indutivo por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado da pesquisa concluiu-se que o uso das 15 fenomenologias do Em Si ôntico como valores instrumentais que direcionam e dirigem as ações, produz identidade e evolução ao Líder e à Cultura Organizacional construída por ele.
Citas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BARBIERI, Josiane. A Empresa como Contradição do Líder: Ensaio Teórico para um Novo Modelo de Gestão Empresarial. Nuova Ontopsicologia, Roma, p. 36-40, 1988.
BECK, Ulrich. ¿Qué es la Globalización?: Falacias del globalismo, respuestas a la globalización. Barcelona: Paidós, 2008.
BERNABEI, Pamela. Intuição e Racionalidade. In: MENEGHETTI, Antonio et al. Atos do Congresso Business Intuition. São Paulo: FOIL, 2007.
CHIKOTA, Horácio. O Líder, o Miricismo Cotidiano, a Vantagem e a Auto-Sabotagem. In: MENEGHETTI, Antonio et al. Atos do Congresso Business Intuition. São Paulo: FOIL, 2007.
DESCARTES, René. Discurso do Método. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DIAS, Reinaldo. Cultura Organizacional: construção, consolidação e mudanças. São Paulo: Atlas, 2013.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria (Coords.). Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 2012.
FROVOLA, Tatyana. Intuição na tomada de uma decisão de business. In: MENEGHETTI, Antonio et al. Atos do Congresso Business Intuition. São Paulo: FOIL, 2007.
FUSCO, Giuseppe. O corpo como radar de conhecimento: um instrumento para o business. In: MENEGHETTI, Antonio et al. Atos do Congresso Business Intuiton. São Paulo: FOIL, 2007.
HOFSTEDE, Geert. The Hofstede Centre. Disponível em: <http://geert-hofstede.com>. Acesso em: 29 jun. 2014.
KALYUGA, Vladimir. Cultura Corporativa. In: MENEGHETTI, Antonio et al. Atos do Congresso Business Intuition. São Paulo: FOIL, 2007.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MAZI, Marina de. Cultura e Mudança Organizacional: estudo de caso em uma empresa brasileira de grande porte. 2013. 64 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo. 2013.
MENEGHETTI, Antonio. A Capacidade do Líder. In: ______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013a.
MENEGHETTI, Antonio. A Psicologia do Líder. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2008.
MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2012a.
MENEGHETTI, Antonio. Em Si do homem. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editora, 2004.
MENEGHETTI, Antonio. Genôma Ôntico. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2013.
MENEGHETTI, Antonio. Identidade Utilitarista-Funcional do Business. In: ______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013b.
MENEGHETTI, Antonio. Imagem e Inconsciente. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2012b.
MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2010.
MENEGHETTI, Antonio. O Critério Ético do Humano. Porto Alegre: Ontopsicologica, 2002.
MENEGHETTI, Antonio. O Escopo Econômico da Empresa. In: ______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013c.
MENEGHETTI, Antonio. Personalidade Empresarial. In: ______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013d.
MENEGHETTI, Antonio. Up-stream analysis e Ontopsicologia. In: ______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013e.
MENEGHETTI, Antonio. Velhos hábitos que persistem no empreendedor. In:______. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013f.
OLIVEIRA, Marco. A Face Oculta da Empresa: como decifrar a cultura corporativa. Rio de Janeiro: Senac, 2009.
PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica: Teoria e Prática. 11. ed. Florianópolis: Conceito; Millenium, 2008.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Filosofia pagã antiga. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2007. v. 1.
ROCHA, Fernanda Ludmilla Rossi et al. The organizational culture of a Brazilian public hospital. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v.48, n.2, p. 308-314, 2014.
RUSSO, Giuseppe Maria. Diagnóstico da Cultura Organizacional: o impacto dos valores organizacionais no desempenho das terceirizações. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Dedix,
SCHEIN, Edgar. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).