O papel da comunicação não verbal para o comunicador público: um estudo baseado na expressão jornalística televisiva <BR> The role of communication no verbal for public communicator: a study based on television journalistic
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2014v4n5.55Palabras clave:
Ontopsicologia. Jornalismo. Comunicação não verbal. Televisão.Resumen
A presente pesquisa trata do aspecto da comunicação não verbal para o comunicador público, especialmente aquele que tem seu trabalho conexo ao âmbito da expressão jornalística televisiva. Para embasar em termos de referenciais teóricos, foi realizada uma pesquisa sobre diferentes aspectos: um resgate histórico e conceitual do jornalismo de televisão e da comunicação não verbal; comunicação pública; a linguagem como conquista humana; a comunicação não verbal; a comunicação não verbal do ponto de vista da Ontopsicologia; a relação entre jornalismo e a comunicação não verbal. Esta é uma pesquisa exploratória sobre a recepção da mensagem jornalística pelo espectador de televisão, utilizando como metodologia de pesquisa a aplicação de dois questionários autorais elaborados segundo a Escala Lickert. Foram entrevistados 30 estudantes de graduação acerca do modo como percebiam a comunicação não verbal em dois episódios de programas de entrevista de TV em estúdio exibidos duas vezes, com e sem som. Também foram entrevistados jornalistas de TV para verificar suas percepções acerca da comunicação não verbal. Opta-se por investigar a comunicação não verbal do jornalista em programas de entrevistas de TV em estúdio. A pesquisa teve como objetivo o estudo da percepção acerca da comunicação não verbal por parte do público de televisão de modo a obter uma visão sobre a importância dessa comunicação para o comunicador público. A pesquisa confirmou a relevância da comunicação não verbal para o espectador de televisão e como ferramenta de trabalho que pode ser melhor aproveitada pelo jornalista de televisão caso esse receba o preparo necessário para utilizá-la.
Citas
ANTUNES, C. A arte de comunicar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
BARBEIRO, H. Manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BERNACCHI, P. A comunicação em público. In: MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013.
BERTRAND, C. J. A deontologia das mídias. Bauru, SP: Edusc, 1999.
BORG, J. A arte da Linguagem Corporal – diga tudo o que pensa sem precisar falar. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.
BRUOGNOLO, M. Fisiognômica, Cinesica-Prossemica. AUTORI VARI. Prolegomini storico culturali alla scienza ontopsicologica. Volume II. Roma: Psicologica Editrice, 1991. P. 381-429 (capítulo 7).
COHEN, D. A linguagem do corpo – o que você precisa saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 7ed., 2013.
CRUZ NETO, J. E. Reportagem de televisão: como produzir, executar e editar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Dicionário Eletrônico Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Instituto Houaiss, 2007 (software).
FIORELLI, J. O. Psicologia para Administradores: Integrando Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 5 ed., 2007.
FINOTTI, I. Jô Soares. Tagarela. [S.I.]: Observatório da Imprensa, 2002. Disponível em: <http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/asp240420024.htm>. Acesso em: 12 abril 2014.
FRANCHETTO, B., LEITE, Y. Origens da Linguagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
LAGE, N. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2003.
MENEGHETTI, A. A psicologia do Líder. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 5 ed., 2013.
MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária,
ed., 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).