Turnover de colaboradores em uma Rede de Farmácias: Causas explícitas e implícitas e possíveis soluções
Palabras clave:
Rotatividade de Pessoal, Clima Organizacional, Desenvolvimento de Novos Profissionais, TournoverResumen
Este artigo tem por objetivo analisar as causas da rotatividade de colaboradores em uma rede de farmácias, situada no Rio Grande do Sul. É de grande importância esta análise, pois, por meio dos dados coletados nesta pesquisa, pode-se verificar as causas do
turnover visando a saúde organizacional da empresa. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso exploratório descritivo e quantitativo, sustentado pela exploração bibliográfica baseada na revisão da
literatura empresarial relacionada ao turnover e da bibliográfica FOIL no que tange à gestão e formação de pessoas. Desta forma, torna-se necessário coletar informações, analisar e classificar os dados e apresentar os resultados referentes ao tema pesquisado,
utilizando o método qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas,com lideranças e ex-colaboradores. Para a interpretação dos resultados os temas citados, baseou-se na visão ontopsicológica aplicada à gestão e formação de pessoas. Por meio desta pesquisa, foi possível identificar os fatores que influenciam o aumento da rotatividade de colaboradores, tais como clima organizacional, contratação de pessoas sem experiência, regras organizacionais, falta de treinamento, questões salariais, falta de
autonomia das lideranças locais e instabilidade de decisões dos Líderes máximos. Por fim, realizaram-se sugestões de como reduzir a percentagem de turnover.
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