Variáveis que Influenciam Experiências de Consumo dos Clientes de uma Cooperativa<br>Variables Influencing Customers Consumer Experiences of a Cooperative
DOI :
https://doi.org/10.18815/sh.2016v6n9.149Mots-clés :
Consumidor, Experiência de Consumo, Satisfação.Résumé
O artigo possui como tema as experiências de consumo vivenciadas pelos clientes de uma cooperativa da região central do estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo identificar as variáveis que influenciam as experiências de consumo dessas pessoas em um supermercado agropecuário. Para a coleta de dados, foi utilizado o instrumento adaptado de Ceribelli (2011), contento 25 questões, o qual foi aplicado em 50 indivíduos, sendo que estes escolhidos aleatoriamente. A análise dos dados foi dividida em três etapas: na primeira, caracterizou-se a empresa; na segunda, foi conhecido o perfil dos pesquisados e, por fim, foram identificados os atributos de satisfação dos consumidores e suas experiências de compras. Dentre as constatações do trabalho, destaca-se a identificação dos elementos das experiências de consumo do ponto de vista da satisfação do consumidor. Das vinte e cinco questões aplicadas, foram analisadas as cinco melhores avaliadas pelos pesquisados: segurança no setor, confiança no setor, cordialidade dos funcionários, atendimento de ótima qualidade e a alta qualidade dos produtos. As cinco piores avaliadas foram: localização do setor, preço dos produtos, fachada do setor, promoções e marcas diferentes de produtos. Conclui-se que, a identificação de uma série de elementos de consumo dos clientes, podem aumentar a satisfação no seguimento varejista agropecuário, de forma a orientar os gestores a focar em controle e melhoria permanente da organização.
Références
AGOSTINHO, P, F, L. Marketing de Experiências: Comunicar Emoções e
Sensações através de Experiências de Consumo: Caso Biosotis 2013. 92f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade de Coimbra. Coimbra, Porgugal.
AGUIAR, Fernanda A. de. Análise da satisfação dos clientes das
academias de ginástica da cidade de João Pessoa (PB). 2007. 173f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2007
ARMSTRONG, Gary; KOTLER, Philip. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
CARVALHO, C, M, R. Um estudo de caso na empresa Espaço
Inteligência Imobiliário em Feira de Santana. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Bahia, 2010.
CERIBELLI, H, B. Experiências de consumo e satisfação dos clientes do
setor supermercadista: um estudo no interior do Estado de São Paulo. Dissertação (Requisito para titulo de Mestre) – Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil, 2011.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: Campus, 2000.
CZINKOTA, M. et al. Marketing: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2001.
GERHARDT, Tatiane; SILVEIRA, Denise. Métodos de Pesquisa. 1ª ed. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: editora da UFRGS, 2009. GIGLIO, Ernesto. O Comportamento do Consumidor. 2ª ed. Revista e ampliada.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: 7ª ed., Pretience-All, 1998.
KOTLER, Philip; PA. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall; 2005
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2006.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MATTAR, Fauze Najib. Administração de Varejo. Rio de Janeiro: Elseiver, 2011.
MOWEN, John C., MINOR, Michael S. Comportamento do consumidor. 1º edição. Tradução Vera Jordan. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
MOWEN, J., C; MINOR, M. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice-Hall, 2006.
PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2009.
PINHEIRO, G, P. Marketing de Relacionamento: as vantagens obtidas entre as empresas envolvidas. 2008. 53f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande, RS, Brasil, 2008.
SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do Consumidor: Conceitos e Casos. São Paulo: Prentice-Hall, 2005.
SARAIVA, Carolina Machado. Metodologia de Pesquisa de Satisfação do Consumidor: estudo do mercado de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, 2002.
SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: comprando,
possuindo e sendo. 9. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 383-386, set./out. 2007.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 96 p.
ZILLES, F P. Se meu Jipe falasse: a Experiência de Consumo dos usuários de veículos Off Road. 2006. 158f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, Brasil, 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).