Marketing esportivo: Um estudo de caso em uma equipe de futsal

Autores

  • Lucas Cancian Cancian Pedroso Antonio Meneghetti Faculdade
  • Fabrise de Oliveira Müller Doutora em Comunicação (UFSM), Mestre em Administração e Negócios pela PUC RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional CNpq-UFSM
  • Yasmim Muraro Muraro Ragagnin Antonio Meneghetti Faculdade

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.215

Palavras-chave:

Futsal, Marketing, Estratégias de Marketing, 4 P´s, Assoeva

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de identificar as estratégias de marketing que propiciam visibilidade a um time de Futsal no Rio Grande do Sul. O estudo de caso foi realizado na Assoeva Futsal da cidade de Venâncio Aires. A pesquisa abordou os conceitos referentes ao marketing, os 4Ps, buscando mostrar a relação entre essas definições e as estratégias de marketing que o clube utiliza. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que as estratégias do Clube mais efetivas promoções para os jogos (descontos em ingressos antecipados), promoções em datas especiais. A divulgação em mídia espontânea da imprensa local ajuda a melhorar a visibilidade tanto da Assoeva quanto do esporte Futsal.

Biografia do Autor

Lucas Cancian Cancian Pedroso, Antonio Meneghetti Faculdade

Administração, Marketing Esportivo.

Referências

ASSOCIAÇÃO Carlos Barbosa de Futsal. Uma História de Paixão e Conquistas. [S.l.]: ACBF, [2015?]. Disponível em: <http://www.acbf.com.br/pt/oclube/historia>. Acesso em: 18 out. 2016.

ASSOEVA Futsal. Página do Facebook. Disponível em: <https://goo.gl/kurpVU>. Acesso em: 09 nov. 2016.

BONNE, Louis E.; KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BRASIL, Arnaldo. Trade Marketing – Introdução e Fundamentos. [S.l.]: Prime Action Consulting, 2010. Disponível em: <http://www.primeaction.com/artigo/trade_marketing_introducao_e_fundamentos>. Acesso em: 29 set. 2016.

ETZEL, Michael K.; WALKER, Bruce J.; STANTON, William J. Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001.

FEDERAÇÃO Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS). História do Futsal. [S.l.]: FGFS, 2016. Disponível em: <http://www.fgfs.org.br/index.php/2015-08-01-22-12-57/historia-do-futsal>. Acesso em: 23 abr. 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KOTLER, Philip.; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MENEGHETTI, Antonio. Aprendiz Líder. São Paulo: FOIL, 2009.

MULLIN, Bernard J.; HARDY, Stephen; SUTTON, Willian A. Marketing Esportivo. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2004.

PINHEIRO, Amilton. As marcas no esporte. [S.l.]: CECOM. Disponível em: <http://portaldacomunicacao.uol.com.br/graficas-livros/65/artigo291141-3.asp>. Acesso em: 27 jun. 2016.

PITTS, Brenda G.; STOTLAR, David K. Fundamentos de marketing esportivo. São Paulo: Phorte, 2002.

POZZI, Luis Fernando. A grande jogada: teoria e prática de marketing esportivo. São Paulo: Globo, 1998.

RAUBER, João Francisco. Análise do nível de Satisfação do Público presente nos jogos da Assoeva. (TCC – Trabalho de Conclusão de Curso) Santa Cruz do Sul, UNISC 2009.

RODRIGUES, Mário. Preço e valor: qual a diferença? [S.l.]: O Portal da Administração, 2013. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/preco-e-valor-qual-a-diferenca/81065>. Acesso em: 25 out. 2016.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Cancian Pedroso, L. C., de Oliveira Müller, F., & Muraro Ragagnin, Y. M. (2017). Marketing esportivo: Um estudo de caso em uma equipe de futsal. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 7(11), 177–191. https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.215

Edição

Seção

Administração